domingo, 29 de março de 2009

SÉRIE IMORTAIS: MORENA DE ANGOLA - Interpretada por Clara Nunes

Morena de Angola
Composição: Chico Buarque


Morena de Angola
Que leva o chocalho
Amarrado na canela
Será que ela mexe o chocalho
Ou chocalho é que mexe com ela?

Será que a morena cochila
Escutando o cochicho do chocalho?
Será que desperta gingando
E já sai chocalhando pro trabalho?

Morena de Angola
Que leva o chocalho
Amarrado na canela
Será que ela mexe o chocalho
Ou chocalho é que mexe com ela?

Será que ela tá na cozinha
Guizando a galinha à cabidela?
Será que esqueceu da galinha
E ficou batucando na panela?
Será que no meio da mata
Na moita, morena ainda chocalha?
Será que ela não fica afoita
Pra dançar na chama da batalha?
Morena de Angola que leva
O chocalho amarrado na canela
Passando pelo regimento ela faz requebrar a sentinela

Morena de Angola
Que leva o chocalho
Amarrado na canela
Será que ela mexe o chocalho
Ou chocalho é que mexe com ela?

Será que quando vai pra cama
Morena se esquece dos chocalhos?
Será que namora fazendo bochincho
Com seus penduricalhos?

Morena de Angola
Que leva o chocalho
Amarrado na canela
Será que ela mexe o chocalho
Ou chocalho é que mexe com ela?

Será que ela tá caprichando
No peixe que eu trouxe de benguela?
Será que tá no remelexo
E abandonou meu peixe na tigela?
Será que quando fica choca
Põe de quarentena o seu chocalho?
Será que depois ela bota a canela no nicho do pirralho?
Morela de Angola que leva o chocalho amarrado na canela
Eu acho que deixei um cacho
Do meu coração na catumbela

Morena de Angola
Que leva o chocalho
Amarrado na canela
Será que ela mexe o chocalho
Ou chocalho é que mexe com ela?

Morena de Angola que leva o chocalho amarrado na canela
Morena, bichinha danada, minha camarada do MPLA


Morena de Angola
Que leva o chocalho
Amarrado na canela
Será que ela mexe o chocalho
Ou chocalho é que mexe com ela?



Fontes:
http://letras.terra.com.br/clara-nunes/117844/
http://www.youtube.com/watch?v=vNLJO06eAsU

SÉRIE IMORTAIS: FLOR DA PELE - Clara Nunes

"E você me arrasta nessa dor , que aos poucos me arruína... "

A Flor da Pele
Clara Nunes
Composição: Paulo Cesar Pinheiro / Mauricio Tapajos / Clara Nunes


Não sei quando ou como começou
Só sei que me alucina
Me perdi do fio condutor
Do amor que me domina
E você me usa a seu favor
Igual mulher de esquina
E me leva embora, traidor
Assim que se termina

Mas se você quer
Eu logo vou
Sabendo da rotina
Despencamos sobre o cobertor
Devasso e libertina
Me diz coisas feias e de amor
A luz da lamparina
Me devoro corpo sedutor
Igual fera assassina

E você me arrasta nessa dor
Que aos poucos me arruína
Ando já com meus nervos a flor da pele já morfina
Tenho olheiras fundas e pavor de álcool e nicotina
Minhas noites durmo com pavor
A base de aspirina

Sei que estou secando ao seu dispor
Sei que estou ficando sem valor
Sei que você vai sumir
Eu vou, vou cumprir minha sina

Aaaaaaaaa
Vou cumprir minha sina (2x)



Fontes:
http://letras.terra.com.br/clara-nunes/278272/
http://www.youtube.com/watch?v=uyCdRdrhzy4

SÉRIE IMORTAIS - AMOR PERFEITO - Interpretada por Clara Nunes

"E o nosso amor, um grande amor... "

Amor Perfeito
(Iror Lancellotti / Paulo Cezar Pinheiro)


O meu amor vê teu amor assim
Assim como um jardim
De flores novas

Por teu amor
O meu amor sem fim
Plantou dentro de mim
Um “pé de trovas”

E cada verso
É um botão de flor
Anunciando o amor
A primavera
Que faz do tempo uma quimera
E a nossa vida mais sincera
E o nosso amor, um grande amor

Teu coração
Jardim dos meus jardins
Me cobre de jasmins
Cravos e rosas

Meu coração
Teu carrilhão de sons
Te enfeita de canções
Versos e prosas

Cada canção é feito um beija-flor
Beijando o meu amor
Em nosso leito
Fazendo um ninho em nosso peito
Um ninho amor, de amor perfeito
E desse amor
Perfeito amor...



Fontes:
http://www.letras.com.br/clara-nunes/amor-perfeito
http://www.youtube.com/watch?v=KBqFo-Wg9fc

SÉRIE IMORTAIS - Clara Nunes

Fantástico Musical - Paulinho da Viola e Clara Nunes (1976)




Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=nGQRJZtnXh8

SÉRIE IMORTAIS: GUERREIRA - Interpretada por Clara Nunes

"Não sou de brincadeira, canto pelos sete cantos "

Guerreira
Clara Nunes
Composição: João Nogueira / Paulo Cesar Pinheiro


Se vocês querem saber quem eu sou
Eu sou a tal mineira
Filha de Angola, de Ketu e Nagô
Não sou de brincadeira
Canto pelos sete cantos
Não temo quebrantos
Porque eu sou guerreira
Dentro do samba eu nasci,
Me criei, me converti
E ninguém vai tombar a minha bandeira

Bole com samba que eu caio e balanço o balaio no som dos tantãs
Rebolo, que deito e que rolo,
Me embalo e me embolo nos balangandãs
Bambeia de lá que eu bambeio nesse bamboleio
Que eu sou bam-bam-bam
E o samba não tem cambalacho,
Vai de cima embaixo pra quem é seu fã
Eu sambo pela noite inteira,
Até amanhã de manhã
Sou a mineira guerreira,
Filha de Ogum com Iansã

Salve o Nosso Senhor Jesus Cristo, Epa Babá, Oxalá!
Salve São Jorge Guerreiro, Ogum, Ogunhê, meu Pai!
Salve Santa Bárbara, Eparrei, minha mãe Iansã!
Salve São Pedro, Kaô cabecilê, Xangô!
Salve São Sebastião, Okê arô, Oxóssi!
Salve Nossa Senhora da Conceição,otopiabá, Yemanjá!
Salve Nossa Senhora da Glória, oraieiê, Oxum!
Salve Nossa Senhora de Santana, Nanã Burukê, Saluba, vovó!
Salve São Lázaro, atotô, Obaluaiê!
Salve São Bartolomeu, arrobobó, Oxumaré!
Salve o povo da rua, salve as crianças, salve os preto véio;
Pai Antônio, Pai Joaquim de Angola,vovó Maria Conga,saravá!
E salve o rei Nagô!



Fontes:
http://letras.terra.com.br/clara-nunes/81897/
http://www.youtube.com/watch?v=9zgICK9lV3w

SÉRIE IMORTAIS: COISA DA ANTIGA - Interpretada por Clara Nunes

Coisa da Antiga
Clara Nunes
Composição: Wilson Moreira/Nei Lopes

Na tina, vovó lavou, vovó lavou
A roupa que mamãe vestiu quando foi batizada
E mamãe quando era menina teve que passar, teve que passar
Muita fumaça e calor no ferro de engomar

Hoje mamãe me falou de vovó só de vovó
Disse que no tempo dela era bem melhor
Mesmo agachada na tina e soprando no ferro de carvão
Tinha-se mais amizade e mais consideração

Disse que naquele tempo a palavra de um mero cidadão
Valia mais que hoje em dia uma nota de milhão
Disse afinal que o que é de verdade

Ninguém mais hoje liga
Isso é coisa da antiga, ai na tina...

Hoje o olhar de mamãe marejou só marejou
Quando se lembrou do velho, o meu bisavô
Disse que ele foi escravo mas não se entregou à escravidão
Sempre vivia fugindo e arrumando confusão

Disse pra mim que essa história do meu bisavô, negro fujão
Devia servir de exemplo a "esses nego pai João"
Disse afinal que o que é de verdade

Ninguém mais hoje liga
Isso é coisa da antiga
Oi na tina...



Fontes:
http://letras.terra.com.br/clara-nunes/121206/
http://www.youtube.com/watch?v=ji-_sRKylhA

SÉRIE IMORTAIS - VOCÊ PASSA EU ACHO GRAÇA - Interpretada por Clara Nunes

"Quis você pra meu amor, e você não entendeu..."

Você Passa Eu Acho Graça
Clara Nunes
Composição: Carlos Imperial/Ataulfo Alves


Quis você pra meu amor
E você não entendeu
Quis fazer você a flor
De um jardim somente meu
Quis lhe dar toda ternura
Que havia dentro de mim
Você foi a criatura
que me fez tão triste assim

Ah, e agora, você passa,
eu acho graça
Nessa vida tudo passa
E você também passou
Entre as flores, você era a mais bela
Minha rosa amarela
Que desfolhou, perdeu a cor

Tanta volta o mundo dá
Nesse mundo eu já rodei
Voltei ao mesmo lugar
Onde um dia eu encontrei
Minha musa, minha lira,
minha doce inspiração
Seu amor foi a mentira
Que quebrou meu violão

Ah, e agora, você passa,
eu acho graça
Nessa vida tudo passa
E você também passou
Entre as flores, você era a mais bela
Minha rosa amarela
Que desfolhou, perdeu a cor

Seu jogo é carta marcada
Me enganei, nem sei porquê
Sem saber que eu era nada
Fiz meu tudo de você
Pra você fui aventura
Você foi minha ilusão
Nosso amor foi uma jura
Que morreu sem oração

Ah, e agora, você passa,
eu acho graça
Nessa vida tudo passa
E você também passou
Entre as flores, você era a mais bela
Minha rosa amarela
Que desfolhou, perdeu a cor



Fontes:
http://letras.terra.com.br/clara-nunes/120358/
http://www.youtube.com/watch?v=wyD5N9BHvQA

SÉRIE IMORTAIS: O MAR SERENOU - Interpretada por Clara Nunes

"O mar serenou quando ela pisou na areia; quem samba na beira do mar é sereia... "

O Mar Serenou
Clara Nunes
Composição: Candeia


O mar serenou quando ela pisou na areia
Quem samba na beira do mar é sereia

O pescador não tem medo
É segredo se volta ou se fica no fundo do mar
Ao ver a morena bonita sambando
Se explica que não vai pescar
Deixa o mar serenar

O mar serenou quando ela pisou na areia
Quem samba na beira do mar é sereia

A lua brilhava vaidosa
De si orgulhosa e prosa com que Deus lhe deu
Ao ver a morena sambando
Foi se acabrunhando então adormeceu o sol apareceu

O mar serenou quando ela pisou na areia
Quem samba na beira do mar é sereia

Um frio danado que vinha
Do lado gelado que o povo até se intimidou
Morena aceitou o desafio
Sambou e o frio sentiu seu calor e o samba se esquentou

O mar serenou quando ela pisou na areia
Quem samba na beira do mar é sereia

A estrela que estava escondida
Sentiu-se atraída depois então
apareceu
Mas ficou tão enternecida
Indagou a si mesma a estrela afinal será ela ou sou eu

O mar serenou quando ela pisou na areia
Quem samba na beira do mar é sereia



Fontes:
http://letras.terra.com.br/clara-nunes/120355/
http://www.youtube.com/watch?v=SFaJTkxD1Rw

SÉRIE IMORTAIS - Clara Nunes

Atendendo a solicitação do leitor Rafael Pereira, a atual personalidade da Série Imortais é a sambista Clara Nunes. Dia 2 e abril completa 26 anos de sua morte.


Clara Nunes
12/8/1943 2/4/1983


Biografia

Trabalhava numa fábrica quando resolveu participar do concurso A Voz de Ouro ABC, em que foi vencedora na etapa mineira e terceiro lugar na final, em São Paulo, em 1959. A partir de então conseguiu um emprego em uma rádio de Belo Horizonte e se apresentava em casas noturnas da cidade. Em 1965 mudou-se para o Rio de Janeiro, onde gravou seu primeiro disco, com repertório de boleros e sambas-canções. Depois de alguns álbuns ainda com gênero indefinido, firmou-se no samba nos anos 70. Em 74, seu LP vendeu cerca de 300 mil cópias, graças ao sucesso do samba "Conto de Areia" (Romildo/ Toninho). Foi um recorde para a época, que rompeu com o tabu de que cantora não vendia discos e estimulou outras gravadoras que investissem em sambistas (mulheres) como Alcione, que gravou seu primeiro LP em 75 e Beth Carvalho, que transferiu-se para uma grande fábrica, a RCA, em 76. Os discos que se seguiram a transformaram em uma das três rainhas do samba dos anos 80, ao lado das outras duas referidas intérpretes. Clara gravou desde sambas-enredos até composições de Caymmi e Chico Buarque. Na segunda metade da década, lançou um disco por ano, todos com grandes vendas e gravações históricas, como as de "Juízo Final" (Nelson Cavaquinho/ Élcio Soares), "Coração Leviano" (Paulinho da Viola) e "Morena de Angola" (Chico Buarque). Ficou famosa também por suas canções calcadas em temas do Candomblé, sua religião, e por sua indumentária caracaterística, sempre de branco e com colares e missangas de origem africana. Morreu prematuramente após uma cirurgia mal-sucedida, causando consternação popular. Outros sucessos: "Você Passa e Eu Acho Graça" (Ataulfo Alves/Carlos Imperial), "Ê Baiana", "Ilu Ayê - Terra da Vida", "Tristeza, Pé no Chão" (Armando Gonçalves Mamâo), "A Deusa dos Orixás", "Macunaíma", "O Mar Serenou" (Candeia), "As Forças da Natureza" (João Nogueira/ Paulo César Pinheiro), "Guerreira", "Feira de Mangaio" (Sivuca/ Glorinha Gadelha), "Portela na Avenida" (Mauro Duarte/ Paulo César Pinheiro), "Nação" (João Bosco/ Aldir Blanc).

Também sugestão do Rafael Pereira: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-85872007000200005&lng=es&nrm=iso&tlng=es#nota4 (artigo que fala de Religião e Clara Nunes: Tem orixá no samba: Clara Nunes e a presença do candomblé e da umbanda na música popular brasileira)

Fontes:

TEM QUE ACONTECER - Interpretada por Zeca Baleiro

"Se o que ficou do grande amor é solidão..."

Tem Que Acontecer
Zeca Baleiro
Composição: Sérgio Sampaio


Não fui eu nem Deus não foi você nem foi ninguém
Tudo o que se ganha nessa vida é pra perder
Tem que acontecer
Tem que ser assim
Nada permanece inalterado até o fim
Se ninguém tem culpa não se tem condenação
Se o que ficou do grande amor é solidão
Se um vai perder outro vai ganhar
É assim que eu vejo a vida e ninguém vai mudar

Eu daria tudo
Pra não ver você cansada
Pra não ver você calada
Pra não ver você chateada
Cara de desesperada
Mas não posso fazer nada
Não sou Deus nem sou Senhor

Eu daria tudo
Pra não ver você chumbada
Pra não ver você baleada
Pra não ver você arreada
A mulher abandonada
Mas não posso fazer nada
Eu sou um compositor popular

Eu daria tudo
Pra não ver você zangada
Pra não ver você cansada
Pra não ver você chateada
Cara de desesperada
Mas não posso fazer nada
Não sou Deus nem sou Senhor

Eu daria tudo
Pra não ver você chumbada
Pra não ver você baleada
Pra não ver você arreada
A mulher abandonada
Mas não posso fazer nada
Sou só um compositor popular



Fontes:
http://letras.terra.com.br/zeca-baleiro/83505/
http://www.youtube.com/watch?v=jO5hO3XfyIg

FILOSOFIA - Interpretada por Zeca Baleiro

"Quanto a você, da aristocracia, que tem dinheiro, mas não compra alegria, há de viver eternamente, sendo escrava desta gente que cultiva hipocrisia. "

Filosofia
Zeca Baleiro
Composição: Noel Rosa


O mundo me condena
E ninguém tem pena
Falando sempre mal do meu nome
Deixando de saber
Se eu vou morrer de sede
Ou se vou morrer de fome.

Mas a filosofia
Hoje me auxilia
A viver indiferente assim.
Nesta prontidão sem fim
Vou fingindo que sou rico
Para ninguém zombar de mim.

Não me incomodo
Que você me diga
Que a sociedade
É minha inimiga.
[Hoje] cantando neste mundo
Vivo escravo do meu samba
Muito embora vagabundo.

Quanto a você
Da aristocracia
Que tem dinheiro
Mas não compra alegria
Há de viver eternamente
Sendo escrava desta gente
Que cultiva hipocrisia.

Noel Rosa, 1933



Fontes:
http://letras.terra.com.br/zeca-baleiro/589035/
http://www.youtube.com/watch?v=_YhDBE3BBU4

BIENAL - Zeca Baleiro

Bienal
Composição: Zeca Baleiro / Zé Ramalho


Desmaterializando a obra de arte do fim do milênio
Faço um quadro com moléculas de hidrogênio
Fios de pentelho de um velho armênio
Cuspe de mosca, pão dormido, asa de barata torta

Meu conceito parece, à primeira vista,
Um barrococó figurativo neo-expressionista
Com pitadas de arte nouveau pós-surrealista
calcado da revalorização da natureza morta

Minha mãe certa vez disse-me um dia,
Vendo minha obra exposta na galeria,
"Meu filho, isso é mais estranho que o cu da jia
E muito mais feio que um hipopótamo insone"

Pra entender um trabalho tão moderno
É preciso ler o segundo caderno,
Calcular o produto bruto interno,
Multiplicar pelo valor das contas de água, luz e telefone,
Rodopiando na fúria do ciclone,
Reinvento o céu e o inferno

Minha mãe não entendeu o subtexto
Da arte desmaterializada no presente contexto
Reciclando o lixo lá do cesto
Chego a um resultado estético bacana

Com a graça de Deus e Basquiat
Nova York, me espere que eu vou já
Picharei com dendê de vatapá
Uma psicodélica baiana

Misturarei anáguas de viúva
Com tampinhas de pepsi e fanta uva
Um penico com água da última chuva,
Ampolas de injeção de penicilina

Desmaterializando a matéria
Com a arte pulsando na artéria
Boto fogo no gelo da Sibéria
Faço até cair neve em Teresina
Com o clarão do raio da silibrina
Desintegro o poder da bactéria

Com o clarão do raio da silibrina
Desintegro o poder da bactéria



Fontes:
http://letras.terra.com.br/zeca-baleiro/73692/
http://www.youtube.com/watch?v=yDX_FVjL6Es

BABYLON - Zeca Baleiro

"Vem ser feliz..."

Babylon
Composição: Zeca Baleiro


Baby!
I'm so alone
Vamos pra Babylon!
Viver a pão-de-ló
E möet chandon
Vamos pra Babylon!
Vamos pra Babylon!...

Gozar!
Sem se preocupar com amanhã
Vamos pra Babylon
Baby! Baby! Babylon!...

Comprar o que houver
Au revoir ralé
Finesse s'il vous plait
Mon dieu je t'aime glamour
Manhattan by night
Passear de iate
Nos mares do pacífico sul...

Baby!
I'm alive like
A Rolling Stone
Vamos pra Babylon
Vida é um souvenir
Made in Hong Kong
Vamos pra Babylon!
Vamos pra Babylon!...

Vem ser feliz
Ao lado deste bon vivant
Vamos pra Babylon
Baby! Baby! Babylon!...

De tudo provar
Champanhe, caviar
Scotch, escargot, rayban
Bye, bye miserê
Kaya now to me
O céu seja aqui
Minha religião é o prazer...

Não tenho dinheiro
Pra pagar a minha yoga
Não tenho dinheiro
Pra bancar a minha droga
Eu não tenho renda
Pra descolar a merenda
Cansei de ser duro
Vou botar minh'alma à venda...

Eu não tenho grana
Pra sair com o meu broto
Eu não compro roupa
Por isso que eu ando roto
Nada vem de graça
Nem o pão, nem a cachaça
Quero ser o caçador
Ando cansado de ser caça...

Não tenho dinheiro
Pra pagar a minha yoga
Não tenho dinheiro
Pra bancar a minha droga
Eu não tenho renda
Pra descolar a merenda
Cansei de ser duro
Vou botar minh'alma à venda...

Eu não tenho grana
Pra sair com o meu broto
Eu não compro roupa
Por isso que eu ando roto
Nada vem de graça
Nem o pão, nem a cachaça
Quero ser o caçador
Ando cansado de ser caça...

Ai, morena! Viver é bom
Esquece as penas
Vem morar comigo
Em Babylon...(4x)



Fontes:
http://letras.terra.com.br/zeca-baleiro/49374/
http://www.youtube.com/watch?v=w4izeftiEDQ

ALMA NOVA - Zeca Baleiro

"Eu digo: calma alma minha, calminha, você tem muito que aprender.."

Alma Nova
Composição: Zeca Baleiro e Fernando Abreu


Sempre que te vejo assim
Linda, nua
E um pouco nervosa
Minha velha alma
Cria alma nova
Quer voar pela boca
Quer sair por aí...

E eu digo
Calma alma minha
Calminha!
Ainda não é hora
De partir...

Sempre que te vejo assim
Linda, nua
E um pouco nervosa
Minha velha alma
Cria alma nova
Quer voar pela boca
Quer sair por aí...

Eu digo
Calma alma minha
Calminha!
Ainda não é hora
De partir...

Então ficamos
Minha alma e eu
Olhando o corpo teu
Sem entender...

Como é que a alma
Entra nessa história
Afinal o amor
É tão carnal...

Eu bem que tento
Tento entender
Mas a minha alma
Não quer nem saber
Só quer entrar em você
Como tantas vezes
Já me viu fazer...

E eu digo
Calma alma minha
Calminha!
Você tem muito
Que aprender...(2x)

Então ficamos
Minha alma e eu
Olhando o corpo teu
Sem entender...

Como é que a alma
Entra nessa história
Afinal o amor
É tão carnal...

Eu bem que tento, tento
Tento entender
Mas a minha alma
Não quer nem saber
Só quer entrar em você
Como tantas vezes
Já me viu fazer...

E eu digo
Calma alma minha
Calminha!
Você tem muito
Que aprender...(2x)

Eu digo
Calma alma minha
Calminha!
Você tem muito
Que aprender...



Fontes:
http://letras.terra.com.br/zeca-baleiro/231134/
http://www.youtube.com/watch?v=8ynY3YZ3-14

FLOR DA PELE - Zeca Baleiro

"Barco sem porto, sem rumo, sem vela..."

Flor da Pele
Composição: Zeca Baleiro


Ando tão à flor da pele
Qualquer beijo de novela
Me faz chorar
Ando tão à flor da pele
Que teu olhar "flor na janela"
Me faz morrer
Ando tão à flor da pele
Meu desejo se confunde
Com a vontade de não ser
Ando tão à flor da pele
Que a minha pele
Tem o fogo
Do juízo final...(2x)

Barco sem porto
Sem rumo, sem vela
Cavalo sem sela
Bicho solto
Um cão sem dono
Um menino, um bandido
Às vezes me preservo
Noutras, suicido!

Ando tão à flor da pele
Qualquer beijo de novela
Me faz chorar
Ando tão à flor da pele
Que teu olhar "flor na janela"
Me faz morrer
Ando tão à flor da pele
Meu desejo se confunde
Com a vontade de nem ser
Ando tão à flor da pele
Que a minha pele
Tem o fogo
Do juízo final...(2x)

Barco sem porto
Sem rumo, sem vela
Cavalo sem sela
Bicho solto
Um cão sem dono
Um menino, um bandido
Às vezes me preservo
Noutras, suicido!

Oh, sim!
Eu estou tão cansado
Mas não prá dizer
Que não acredito
Mais em você
Eu não preciso
De muito dinheiro
Graças a Deus!
Mas vou tomar
Aquele velho navio
Aquele velho navio!

Barco sem porto
Sem rumo, sem vela
Cavalo sem sela
Bicho solto
Um cão sem dono
Um menino, um bandido
Às vezes me preservo
Noutras, suicído!



Fontes:
http://letras.terra.com.br/zeca-baleiro/49383/
http://www.youtube.com/watch?v=VI41-8gm7HA

LENHA - Zeca Baleiro

"Eu amo você, mas não sei o quê, isso quer dizer..."

Lenha
Composição: Zeca Baleiro


Eu não sei dizer
O que quer dizer
O que vou dizer
Eu amo você
Mas não sei o quê
Isso quer dizer...

Eu não sei por que
Eu teimo em dizer
Que amo você
Se eu não sei dizer
O que quer dizer
O que vou dizer...

Se eu digo: Pare!
Você não repare
No que possa parecer
Se eu digo: Siga!
O que quer que eu diga
Você não vai entender
Mas se eu digo: Venha!
Você traz a lenha
Pro meu fogo acender
Mas se eu digo: Venha!
Você traz a lenha
Pro meu fogo acender...

Eu não sei dizer
O que quer dizer
O que vou dizer
Eu amo você
Mas não sei o quê
Isso quer dizer...

Eu não sei por que
Eu teimo em dizer
Que amo você
Se eu não sei dizer
O que quer dizer
O que vou dizer...

Se eu digo: Pare!
Você não repare
No que possa parecer
Se eu digo: Siga!
O que quer que eu diga
Você não vai entender
Mas se eu digo: Venha!
Você traz a lenha
Pro meu fogo acender...

Mas se eu digo: Venha!
Você traz a lenha
Pro meu fogo acender...(5x)



Fontes:
http://letras.terra.com.br/zeca-baleiro/43669/
http://www.youtube.com/watch?v=rdOsNiSa3uE

QUASE NADA - Zeca Baleiro

"De nós dois, não sei mais nada... de você, sei quase nada..."

Quase Nada
Composição: Zeca Baleiro e Alice Ruiz


De você sei quase nada
Pra onde vai ou porque veio
Nem mesmo sei
Qual é a parte da tua estrada
No meu caminho
Será um atalho
Ou um desvio
Um rio raso
Um passo em falso
Um prato fundo
Pra toda fome
Que há no mundo
Noite alta que revele
Um passeio pela pele
Dia claro madrugada
De nós dois não sei mais nada
De você sei quase nada
Pra onde vai ou porque veio
Nem mesmo sei
Qual é a parte da tua estrada
No meu caminho
Será um atalho
Ou um desvio
Um rio raso
Um passo em falso
Um prato fundo
Pra toda fome
Que há no mundo
Se tudo passa como se explica
O amor que fica nessa parada
Amor que chega sem dar aviso
Não é preciso saber mais nada



Fontes:
http://letras.terra.com.br/zeca-baleiro/49391/
http://www.youtube.com/watch?v=pHirVTOKzZ0

Zeca Baleiro - Biografia

BIOGRAFIA

Cantor prega o lirismo com tom afirmativo.
A lembrança de Zeca Baleiro vem de uma circunstância peculiar. Não vem de um show, de uma gravação em disco, da TV ou do rádio. Foi em um estúdio no Alto da Lapa, durante a gravação da trilha sonora de um curta-metragem chamado Não Me Deixe Dormir Demais, de Joel Yamaji e grupo de estudantes de cinema da Oswald de Andrade. Era 1999 e Zeca chegou no estúdio somente com violão, um guitarrista e nenhuma idéia do que se tratava o filme, ainda mudo no negativo e transposto para uma fita de vídeo caseira.
Aos poucos, o maranhense foi criando com o violão temas cíclicos, simples e pontuados por uma guitarra pesada. Não faltaram instrumentos típicos como triângulo, bumbo e chocalho em cerca de cinco horas de gravação. Assim parece ser o método de criação de Zeca, partindo do aleatório até formar a melodia regional de seu tom musical - sempre com um peso lírico. Por falar nisso, Líricas é o nome do mais recente disco do compositor, que nasceu para a MPB em 1997 ao dividir o cenário de um Acústico com a cantora Gal Costa.
Por Onde Andará Stephen Fry?, nome do primeiro disco e referência a um comediante inglês, começou a reforçar a imagem sempre bem-humorada e musicalmente peculiar de Zeca nesta mesma época. Além da balada tema, o ouvinte podia apreciar um rock vervístico, Heavy Metal do Senhor, e a música homenagem a Gal, Flor da Pele, que trazia sampler e referência a Vapor Barato, de 1971.

O "tal" apelido

Para os que não se cansam de saber, o tal apelido "Baleiro" surgiu do fato do músico, na Universidade, ser o "atravessador" profissional de balas. Sempre andava com algumas e redundantemente acabou abrindo uma loja de balas, tortas e doces caseiros. Zeca pode não ter gostado do apelido no começo, mas depois tudo fez sentido na Fazdocinhá, nome do local.
O ariano está com 35 anos e em seu terceiro disco. O segundo foi Vô Imbolá, de 1999. O disco atrasou um pouco em sua produção, mas chegou cheio de melodias e passos rítmicos regionais com a modernidade eletrônica de nossos tempos. Entre as músicas, Samba do Approach, Bienal e Boi de Haxixe. Foi neste ano que o compositor ganhou o prêmio de Melhor Cantor da APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) e Prêmio Sharp (na verdade no ano anterior) na categoria Pop Rock.
É então que Baleiro se cansa do pop e resolve arejar seu discurso, como o próprio diz, com uma temática mais homogênea, em que as letras falem alto na canção. O disco, o terceiro, Líricas, veio em 2000 com 12 faixas e duas vinhetas. O passeio é por vários gêneros e tem a cor do acústico em seus arranjos, baseados em violões e piano.

Dor e melancolia

Nesta etapa é bom não confundir Zeca com um fúnebre cancioneiro: "Não sou um cético. Tenho esperanças. Minha poesia embrulha a dor e a melancolia com uma carga de lirismo que afirma isso. As canções de amor, por exemplo, são todas afirmativas", diz em seu site. A brincadeira de destaque no disco é uma nova versão para Proibida Pra Mim, de Charlie Brown Jr. Outras que estão no disco: Balada para Giorgio Armani, Brigitte Bardot, Ê Boi e Blues do Elevador.
Em 2000, Zeca Baleiro foi indicado para o Grammy Latino de Melhor Álbum Pop. Se somarmos sua estrada, passou por mais de 80 cidades (entre elas as internacionais Cannes, Montreux, Porto e Cartagena), fez mais de 200 shows, produziu cantoras (Ceumar e Patrícia Amaral), participou do projeto teatral Mãe Gentil do coreógrafo Ivaldo Bertazzo, esbanjou criatividade em clipes como Proibida Pra Mim, Lenha e Heavy Metal do Senhor, e trilhas para curtas como o próprio Não Me Deixe Dormir Demais e Impressões Para Clara, ambos de Joel Yamaji.
Agora Zeca está na estrada, renovando suas impressões afirmativas da vida e tocando para os fãs.


Fontes:
http://www.terra.com.br/chatshow/zeca_baleiro/bio_zeca.htm
http://www2.uol.com.br/chicocesar/ingles/chicocesar/imagens/zeca-baleiro_02-13.jpg

domingo, 22 de março de 2009

22 de Março - Dia Mundial da Água

História do Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado a discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.
Mas porque a ONU se preocupou com a água se sabemos que dois terços do planeta Terra é formado por este precioso líquido? A razão é que pouca quantidade, cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo). E como sabemos, grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) esta sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial. Pensando nisso, foi instituído o Dia Mundial da Água, cujo objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema.
Mas como devemos comemorar esta importante data? Não só neste dia, mas também nos outros 364 dias do ano, precisamos tomar atitudes em nosso dia-a-dia que colaborem para a preservação e economia deste bem natural. Sugestões não faltam: não jogar lixo nos rios e lagos; economizar água nas atividades cotidianas (banho, escovação de dentes, lavagem de louças etc); reutilizar a água em diversas situações; respeitar as regiões de mananciais e divulgar idéias ecológicas para amigos, parentes e outras pessoas.






Fontes:
http://www.suapesquisa.com/datascomemorativas/dia_mundial_da_agua.htmhttp://www.youtube.com/watch?v=5humo0Xk-V0&feature=PlayList&p=8F7F44B29A9978E4&index=0&playnext=1http://www.youtube.com/watch?v=IoV82JuF7Ck

domingo, 15 de março de 2009

SÉRIE IMORTAIES - Maysa

Maysa declamada por Manuel Bandeira.




Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=FB32XvoVw_w

SÉRIE IMORTAIS - Maysa (músicas, parte IV)

Maysa, como sempre, interpretando com a alma... Ela realmente "sentia" o que cantava.
Chuvas De Verão
Maysa
Composição: Indisponível


Podemos ser amigos simplesmente
Coisas do amor nunca mais
Amores do passado, do presente
Repetem velhos temas tão banais
Ressentimentos passam como o vento
São coisas de momento
São chuvas de verão
Trazer uma aflição dentro do peito.
E dar vida a um defeito
Que se extingue com a razão
Estranha no meu peito
Estranha na minha alma
Agora eu tenho calma
Não te desejo mais
Podemos ser amigos simplesmente
Amigos, simplesmente, nada mais







Fontes:
http://letras.terra.com.br/maysa/359012/
http://www.youtube.com/watch?v=sPrs9P1A1s4

REGRA TRÊS - Toquinho/Vinícius de Moraes

Regra Três
Composição: Vinicius de Moraes / Toquinho

Tantas você fez que ela cansou
Porque você, rapaz
Abusou da regra três
Onde menos vale mais
Da primeira vez ela chorou
Mas resolveu ficar
É que os momentos felizes
Tinham deixado raízes no seu penar
Depois perdeu a esperança
Porque o perdão também cansa de perdoar
Tem sempre o dia em que a casa cai
Pois vai curtir seu deserto, vai.
Mas deixe a lâmpada acesa
Se algum dia a tristeza quiser entrar
E uma bebida por perto
Porque você pode estar certo que vai chorar



Fontes:

http://letras.terra.com.br/vinicius-de-moraes/86819/
http://www.youtube.com/watch?v=_qmOzOjbZ3k

AVES DO CHILE

O vídeo abaixo apresenta algumas aves do Chile, através de fotos, seguidas de seus cantos.




Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=6bwzFIyr2P8

sábado, 14 de março de 2009

SÉRIE IMORTAIS - Maysa (músicas, parte III)

CORAÇÃO VAGABUNDO

Letra de Caetano Veloso, resposta escrita por Maysa.



Fonte:
http://www.youtube.com/watch?v=0B--K7gbqEE&feature=related

SÉRIE IMORTAIS - Maysa (músicas, parte II)

O vídeo abaixo é da música O Barquinho, composição de João Bôscoli, muito bem interpretada por Maysa.

SÉRIE IMORTAIS - Maysa (músicas, parte I)

Ouça - Maysa
Música que a cantora dedicou ao ex-marido André Matarazzo, no momento da separação. A letra é profunda, bem como a interpretação.

Fonte:
http://www.youtube.com/watch?v=zdI-nB18QIw&feature=related

SÉRIE IMORTAIS - Maysa

A nova personalidade da SÉRIE IMORTAIS é a cantora e compositora MAYSA MATARAZZO. Sua carreira de cantora decolou nos anos 50, mas estava muito a frente de seu tempo. Maysa era ousada, interpretava as canções com a alma...
Nos próximos dias postarei material sobre sua vida e obra.


MAYSA
Maysa Figueira Monjardim Matarazzo nasceu no Rio de Janeiro (Botafogo) em 6 de junho de 1936. Com três anos mudou-se para São Paulo. Seu pai, Alcebíades Monjardim, Fiscal de Rendas, havia sido transferido para São Paulo. Maysa morreu no Rio de Janeiro, vítima de um acidente na Ponte Rio-Niterói, em 22 de janeiro de 1977.
Cantora. Compositora. Filha de Inah e Alcebíades Monjardim, de uma rica e tradicional família do Espírito Santo, aos 18 anos casou-se com André Matarazzo - um dos herdeiros da família Matarazzo (milionários industriais paulistas descendentes do Conde Matarazzo), quase 20 anos mais velho do que ela.

O envolvimento com a música, no entanto, veio muito antes, pois desde a adolescência já gostava de cantar em festas familiares, compor algumas músicas (aos 12 anos compôs o samba-canção "Adeus"), além de tocar piano.
Em 1956, já grávida de seu único filho, Jayme (que se tornaria o diretor de telenovelas da Rede Globo e da Rede Manchete Jayme Monjardim), conheceu o produtor Roberto Côrte-Real que, encantado com sua voz, quis contratá-la imediatamente para gravar um disco.
Maysa pediu então que ele esperasse o nascimento de seu filho. Quando este completou um ano de idade, a cantora gravou o primeiro disco, lançado a 20/11/56 pela RGE, que então deixava de ser um estúdio de gravações de jingles publicitários para se tornar uma das mais importantes gravadoras brasileiras. Depois de dois anos de casamento, Maysa e André Matarazzo, que se opunha à carreira artística da esposa, se separaram. O fim do casamento abalou profundamente a cantora, levando-a à depressão. Mudou-se para o Rio de Janeiro, onde passou a se relacionar com a "turma da bossa nova". Namorou o produtor Ronaldo Bôscoli. Foi a responsável pelo fim do noivado de Bôscoli com Nara Leão, ainda no Aeroporto do Galeão, na volta de uma tournée que fez à Argentina. Numa entrevista coletiva, anunciou seu noivado com o jornalista/compositor, para decepção de Nara, que estava no aeroporto. A partir dessa época, começou a ter problemas com a bebida e a se envolver em casos amorosos explorados pela mídia. Conheceu seu segundo marido, o advogado espanhol Miguel Azanza, quando fazia uma temporada na Europa. Depois de se casar, fixou residência na Espanha. Separada de Azanza, teve relacionamento amoroso com o ator Carlos Alberto, e, depois, com o maestro Júlio Medaglia. Em janeiro de 1977, faleceu em um trágico acidente de automóvel na ponte Rio - Niterói, aos 41 anos, quando se dirigia ao município de Maricá, onde tinha uma casa, plantada nas areias, ao lado das residências do ator Carlos Alberto e do crítico Ricardo Cravo Albin. Foi precisamente dirigindo-se à casa desse último que sofreu (numa manhã de sábado ensolarada) o desastre de carro que a vitimou, quase ao chegar à antiga capital fluminense.

Maysa: Quando fala o coração

A minissérie Maysa: Quando fala o coração resgatou o passado. Os jovens puderam conhecer sua história e sua música, que se fosse gravada agora, seria tão atual. Maysa estava além do seu tempo. Muito além. Como, em geral, estão os grandes artistas.
Maysa, no auge do sucesso, teve a coragem de seguir por um novo caminho, cantando num estilo totalmente diferente daquele que era a sua marca. A bossa nova era o contrário da música fossa, do samba-canção, da dor-de-cotovelo, estilo musical de Maysa. E saiu-se muito bem.


Fontes:

PERU - O Paraíso das Aves

O Peru é o segundo país do mundo em biodiversidade de aves e o primeiro em espécies nativas. O vídeo abaixo mostra um pouco dessa biodiversidade. Apesar do vídeo ser em espanhol, é de fácil compreensão.

ME GUSTAS CUANDO CALLAS - Pablo Neruda

Vídeo do poema XV do poeta chileno Pablo Neruda, com legenda traduzida para o português. Na minha opinião, o melhor poema deste imortal latino-americano.


SÉRIE IMORTAIS - Clarice Lispector (vídeos)

Olá!

Ando sumida do blog, atualizando pouco, infelizmente o tempo que disponho ultimamente é menor ainda. Mas não irei abandonar o blog, apenas as postagens serão mais espaçadas...

Espero que gostem dos vídeos, neles há um pouco do trabalho da Clarice. Será a última postagem sobre esta imortal das palavras.

Um ótimo final de semana a todos.




O SONHO - Não tenho certeza se este texto é realmente da Clarice Lispector. Caso alguém tenha essa informação, eu agradeço;-)



segunda-feira, 9 de março de 2009

HORA DO PLANETA

Atendendo a sugestão da jornalista Tatiane Wissmann, estou publicando a campanha publicitária da Hora do Planeta. É uma campanha simbólica que visa conscientizar um pouco mais as pessoas sobre o aquecimento global. Assistam ao vídeo e, se puderem, entrem no site http://www.earthhour.org/news/br:pt-BR


domingo, 8 de março de 2009

SÉRIE IMORTAIS - Clarice Lispector

"Já escondi um AMOR com medo de perdê-lo, já perdi um AMOR por escondê-lo.
Já segurei nas mãos de alguém por medo, já tive tanto medo, ao ponto de nem sentir minhas mãos.
Já expulsei pessoas que amava de minha vida, já me arrependi por isso.
Já passei noites chorando até pegar no sono, já fui dormir tão feliz, ao ponto de nem conseguir fechar os olhos.
Já acreditei em amores perfeitos, já descobri que eles não existem.
Já amei pessoas que me decepcionaram, já decepcionei pessoas que me amaram.
Já passei horas na frente do espelho tentando descobrir quem sou, já tive tanta certeza de mim, ao ponto de querer sumir.
Já menti e me arrependi depois, já falei a verdade e também me arrependi.
Já fingi não dar importância às pessoas que amava, para mais tarde chorar quieta em meu canto.
Já sorri chorando lágrimas de tristeza, já chorei de tanto rir.
Já acreditei em pessoas que não valiam a pena, já deixei de acreditar nas que realmente valiam.
Já tive crises de riso quando não podia.
Já quebrei pratos, copos e vasos, de raiva.
Já senti muita falta de alguém, mas nunca lhe disse.
Já gritei quando deveria calar, já calei quando deveria gritar.
Muitas vezes deixei de falar o que penso para agradar uns, outras vezes falei o que não pensava para magoar outros.
Já fingi ser o que não sou para agradar uns, já fingi ser o que não sou para desagradar outros.
Já contei piadas e mais piadas sem graça, apenas para ver um amigo feliz.
Já inventei histórias com final feliz para dar esperança a quem precisava.
Já sonhei demais, ao ponto de confundir com a realidade…
Já tive medo do escuro, hoje no escuro 'me acho, me agacho, fico ali'.
Já caí inúmeras vezes achando que não iria me reerguer, já me reergui inúmeras vezes achando que não cairia mais.
Já liguei para quem não queria apenas para não ligar para quem realmente queria.
Já corri atrás de um carro, por ele levar embora, quem eu amava.
Já chamei pela mamãe no meio da noite fugindo de um pesadelo. Mas ela não apareceu e foi um pesadelo maior ainda.
Já chamei pessoas próximas de 'amigo' e descobri que não eram… Algumas pessoas nunca precisei chamar de nada e sempre foram e serão especiais para mim.
Não me dêem fórmulas certas, porque eu não espero acertar sempre.
Não me mostre o que esperam de mim, porque vou seguir meu coração!
Não me façam ser o que não sou, não me convidem a ser igual, porque sinceramente sou diferente!
Não sei amar pela metade, não sei viver de mentiras, não sei voar com os pés no chão.
Sou sempre eu mesma, mas com certeza não serei a mesma pra SEMPRE!
Gosto dos venenos mais lentos, das bebidas mais amargas, das drogas mais poderosas, das idéias mais insanas, dos pensamentos mais complexos, dos sentimentos mais fortes.
Tenho um apetite voraz e os delírios mais loucos.
Você pode até me empurrar de um penhasco que eu vou dizer:
- E daí? EU ADORO VOAR!"

Clarice Lispector

Fonte: http://literaturaperiferica.ning.com/video/clarice-lispector-eu-adoro

SÉRIE IMORTAIS - Clarice Lispector

Boa noite!
Peço desculpas por não estar atualizando o blog com muita freqüência. Se dependesse apenas da minha vontade, atualizaria várias vezes por dia, mas devido ao fato das aulas terem recomeçado, o tempo para isso anda escasso. Mas sempre que possível colocarei material novo. Continuo aceitando sugestões.
Tenham uma ótima semana!
Forte abraço...
"Quando fazemos tudo para que nos amem e não conseguimos, resta-nos um último recurso: não fazer mais nada. Por isso, digo, quando não obtivermos o amor, o afeto ou a ternura que havíamos solicitado, melhor será desistirmos e procurar mais adiante os sentimentos que nos negaram. Não fazer esforços inúteis, pois o amor nasce, ou não, espontaneamente, mas nunca por força de imposição. Às vezes, é inútil esforçar-se demais, nada se consegue; outras vezes, nada damos e o amor se rende aos nossos pés. Os sentimentos são sempre uma surpresa. Nunca foram uma caridade mendigada, uma compaixão ou um favor concedido. Quase sempre amamos a quem nos ama mal, e desprezamos quem melhor nos quer. Assim, repito, quando tivermos feito tudo para conseguir um amor, e falhado, resta-nos um só caminho... o de mais nada fazer."

Clarice Lispector

"... que minha solidão me sirva de companhia. Que eu tenha a coragem de me enfrentar. Que eu saiba ficar com o nada e mesmo assim me sentir como se estivesse plena de tudo."

Clarice Lispector

"Sou uma filha da natureza: quero pegar, sentir, tocar, ser. E tudo isso já faz parte de um todo, de um mistério. Sou uma só... Sou um ser. E deixo que você seja. Isso lhe assusta? Creio que sim. Mas vale a pena. Mesmo que doa. Dói só no começo."

Clarice Lispector

segunda-feira, 2 de março de 2009

SÉRIE IMORTAIS - Clarice Lispector - dicas

Seguem alguns links de material sobre Clarice Lispector, do blog Música & Poesia .

http://musicapoesiabrasileira.blogspot.com/2008/10/poesias-de-clarice-lispector.html - Poesias de Clarice Lispector

http://musicapoesiabrasileira.blogspot.com/2008/07/conto-de-clarice-lispector.html - Conto de Clarice Lispector (Mal-estar de um anjo)

http://musicapoesiabrasileira.blogspot.com/2008/06/conto-de-clarice-lispector.html - Conto de Clarice Lispector (Começos de uma fortuna)

http://musicapoesiabrasileira.blogspot.com/2007/11/clarice-lispector-escritora-indigesta.html - Clarice Lispector, Escritora "Indigesta"

http://musicapoesiabrasileira.blogspot.com/2007/08/conto-de-clarice-lispector.html - Conto de Clarice Lispector (Uma Galinha)

SÉRIE IMORTAIS - Clarice Lispector (frases)

"Minha alma tem o peso da luz. Tem o peso da música. Tem o peso da palavra nunca dita, prestes quem sabe a ser dita. Tem o peso de uma lembrança. Tem o peso de uma saudade. Tem o peso de um olhar. Pesa como pesa uma ausência. E a lágrima que não se chorou. Tem o imaterial peso da solidão no meio de outros."
"Saudade é um pouco como fome. Só passa quando se come a presença. Mas às vezes a saudade é tão profunda que a presença é pouco: quer-se absorver a outra pessoa toda. Essa vontade de um ser o outro para uma unificação inteira é um dos sentimentos mais urgentes que se tem na vida."

"Minha força está na solidão. Não tenho medo nem de chuvas tempestivas nem de grandes ventanias soltas, pois eu também sou o escuro da noite."
"Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento."
"Não quero ter a terrível limitação de quem vive apenas do que é passível de fazer sentido. Eu não: quero uma verdade inventada."
"Ah, e dizer que isto vai acabar, que por si mesmo não pode durar. Não, ela não está se referindo ao fogo, refere-se ao que sente. O que sente nunca dura, o que sente sempre acaba, e pode nunca mais voltar. Encarniça-se então sobre o momento, come-lhe o fogo, e o fogo doce arde, arde, flameja. Então, ela que sabe que tudo vai acabar, pega a mão livre do homem, e ao prendê-la nas suas, ela doce arde, arde, flameja."
"Terei toda a aparência de quem falhou, e só eu saberei se foi a falha necessária."
"Quando se ama não é preciso entender o que se passa lá fora, pois tudo passa a acontecer dentro de nós."
"... uma das coisas que aprendi é que se deve viver apesar de. Apesar de, se deve comer. Apesar de, se deve amar. Apesar de, se deve morrer. Inclusive muitas vezes é o próprio apesar de que nos empurra para a frente. Foi o apesar de que me deu uma angústia que insatisfeita foi a criadora de minha própria vida. Foi apesar de que parei na rua e fiquei olhando para você enquanto você esperava um táxi. E desde logo desejando você, esse teu corpo que nem sequer é bonito, mas é o corpo que eu quero. Mas quero inteira, com a alma também. Por isso, não faz mal que você não venha, espararei quanto tempo for preciso."
"Não entendo. Isso é tão vasto que ultrapassa qualquer entender. Entender é sempre limitado. Mas não entender pode não ter fronteiras. Sinto que sou muito mais completa quando não entendo. Não entender, do modo como falo, é um dom. Não entender, mas não como um simples de espírito. O bom é ser inteligente e não entender. É uma benção estranha, como ter loucura sem ser doida. É um desinteresse manso, é uma doçura de burrice. Só que de vez em quando vem a inquietação: quero entender um pouco. Não demais: mas pelo menos entender que não entendo."
"É tão difícil falar e dizer coisas que não podem ser ditas. É tão silencioso. Como traduzir o silêncio do encontro real entre nós dois? Dificílimo contar. Olhei pra você fixamente por instantes. Tais momentos são meu segredo. Houve o que se chama de comunhão perfeita. Eu chamo isto de estado agudo de felicidade."
"Sou como você me vê. Posso ser leve como uma brisa ou forte como uma ventania, depende de quando e como você me vê passar."

SÉRIE IMORTAIS - Clarice Lispector

Ontem encerrei as postagens sobre o Cartola, na SÉRIE IMORTAIS, com letra e vídeo de "Injúria". Caso alguém queira alguma música específica do Cartola, favor solicitar via e-mail (cultura_brasileira@hotmail.com). Será um prazer atender à solicitação.
A partir de hoje publicarei material sobre uma imortal da literatura: Clarice Lispector.

Clarice Lispector



"Suponho que me entender não é uma questão de inteligência e sim de sentir, de entrar em contato... Ou toca, ou não toca."

Biografia:

Clarice Lispector (Tchetchelnik Ucrânia 10/12/1920 - Rio de Janeiro RJ 9/12/1977) passou a infância em Recife e em 1937 mudou-se para o Rio de Janeiro, onde se formou em Direito. Estreou na literatura ainda muito jovem com o romance Perto do Coração Selvagem (1943), que teve calorosa acolhida da crítica e recebeu o Prêmio Graça Aranha. Em 1944, recém-casada com um diplomata, viajou para Nápoles, onde serviu num hospital durante os últimos meses da Segunda Guerra. Depois de uma longa estada na Suíça e Estados Unidos, voltou a morar no Rio de Janeiro. Entre suas obras mais importantes estão as reuniões de contos A Legião Estrangeira (1964) e Laços de Família (1972) e os romances A Paixão Segundo G.H. (1964) e A Hora da Estrela (1977). Clarice Lispector começou a colaborar na imprensa em 1942 e, ao longo de toda a vida, nunca se desvinculou totalmente do jornalismo. Trabalhou na Agência Nacional e nos jornais A Noite e Diário da Noite. Foi colunista do Correio da Manhã e realizou diversas entrevistas para a revista Manchete. A autora também foi cronista do Jornal do Brasil. Produzidos entre 1967 e 1973, esses textos estão reunidos no volume A Descoberta do Mundo. Sobre Clarice, escreve a crítica francesa Hélène Cixous: "Se Kafka fosse mulher. Se Rilke fosse uma brasileira judia nascida na Ucrânia. Se Rimbaud tivesse sido mãe, se tivesse chegado aos cinqüenta. (...). É nessa ambiência que Clarice Lispector escreve. Lá onde respiram as obras mais exigentes, ela avança. Lá, mais à frente, onde o filósofo perde fôlego, ela continua, mais longe ainda, mais longe do que todo o saber".

Fontes:

MULHER SEM RAZÃO - versão Adriana Calcanhoto

Mulher Sem Razão
Composição: Bebel Gilberto / Cazuza / Dé Palmeira


Saia desta vida de migalhas
Desses homens que te tratam
Como um vento que passou
Caia na realidade, fada
Olha bem na minha cara
Me confessa que gostou
Do meu papo bom
Do meu jeito são
Do meu sarro, do meu som
Dos meus toques pra você mudar
Mulher sem razão
Ouve o teu homem
Ouve o teu coração
Ao cair da tarde
Ouve aquela canção
Que não toca no rádio
Pára de fingir que não repara
Nas verdades que eu te falo
Dê um pouco de atenção
Parta, pegue um avião, reparta
Sonhar só não dá em nada
É uma festa na prisão
Nosso tempo é bom
E nem vemos de montão
Deixa eu te levar então
Pra onde eu sei que a gente vai brilhar
Mulher sem razão
Ouve o teu homem
Ouve o teu coração
Batendo travado
Por ninguém e por nada
Na escuridão do quarto
Ouve o teu coração
Ao cair da tarde
Ouve aquela canção
Que não toca no rádio


Imagens:

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgixeVDxiVXAvY5tahBGwwX-wGEtmqNla6fba4B8TzmPxs7sNLQXbVMsw2OTW0BoIcs4ogoFF3DC5eDGydAGwaLMC188uHJR52cYTa7wNU0ikd2PDZzrOixMHc9NYIBov8PxEgWzK_oPso/s1600-r/19534947_p.jpg
http://chiquitabacana.zip.net/images/vento.jpg
http://inferninho.zip.net/images/fada1.jpg
http://souzacampus.files.wordpress.com/2007/11/som-e-furia05a.jpg
http://textos_legais.sites.uol.com.br/amigo14.gif
http://pics.livejournal.com/marcolinoo/pic/0002d7sb
http://s55.photobucket.com/albums/g127/Peopleware_02/?action=view&current=imagem_aviao.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiAryCiEUg9thP2k8B4XVcx_DgEwzhr2HbP9OsxaZJ9POyTfIzPrg16n3mfY96S_UEvoH5QgMmUno1jTTKmTsrozDwMLeh7FjhRdLfQAzkqxhcveCrIoMg1r5wXjx10ZnHm1Hj7usZkRP23/s320/sonhar%5B1%5D.jpg
http://somostodosum.ig.com.br/conteudo/imagem/c13r228m2513.jpg

ESQUADROS - versão Adriana Calcanhoto

Esquadros
Composição: Belchior

Eu ando pelo mundo

Prestando atenção em cores

Que eu não sei o nome

Cores de Almodóvar

Cores de Frida Kahlo

Cores!

Passeio pelo escuro

Eu presto muita atenção

No que meu irmão ouve

E como uma segunda pele

Um calo, uma casca

Uma cápsula protetora

Ai, Eu quero chegar antes

Prá sinalizar

O estar de cada coisa

Filtrar seus graus...

Eu ando pelo mundo

Divertindo gente

Chorando ao telefone

E vendo doer a fome

Nos meninos que têm fome...

Pela janela do quarto

Pela janela do carro

Pela tela, pela janela

Quem é ela?

Quem é ela?

Eu vejo tudo enquadrado

Remoto controle...

Eu ando pelo mundo

E os automóveis correm

Para quê?

As crianças correm

Para onde?

Transito entre dois lados

De um lado

Eu gosto de opostos

Exponho o meu modo

Me mostro

Eu canto para quem?

Pela janela do quarto

Pela janela do carro

Pela tela, pela janela

Quem é ela?

Quem é ela?

Eu vejo tudo enquadrado

Remoto controle...

Eu ando pelo mundo

E meus amigos, cadê?

Minha alegria, meu cansaço

Meu amor cadê você?

Eu acordei

Não tem ninguém ao lado...

Pela janela do quarto

Pela janela do carro

Pela tela, pela janela

Quem é ela? Quem é ela?

Eu vejo tudo enquadrado

Remoto controle...

Eu ando pelo mundo

E meus amigos, cadê?

Minha alegria, meu cansaço

Meu amor cadê você?

Eu acordei

Não tem ninguém ao lado...

Pela janela do quarto

Pela janela do carro

Pela tela, pela janela

Quem é ela? Quem é ela?

Eu vejo tudo enquadrado

Remoto controle...

Imagens:

wqetica.vilabol.uol.com.br/index.html
http://cosmicamentenosso.blogs.sapo.pt/arquivo/arco%20cores.jpg
http://www.elsiglodedurango.com.mx/images/news/kiosko/2006/02/ac8be3382369a21070acee0dba8c2086.jpg
http://www.aulaparticulardeingles.com.br/aulainglesparticular/cores-em-ingles.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEga0drbaZm-eYCCGm_et3TNC8Ykq-eNw245K3eGnMAUQPGIotbBoeJqWu9IwqMN9yfNjeps7x0nM18woO9cN8oe8oDgaVZVjsveGa_YFo8AhS2TSoD_BvtTPzXwatCJXVAiMlN_PmVw2izU/s400/no%2520escuro%2520da%2520estrada.jpg
http://img338.imageshack.us/img338/2329/capsula3ls4.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhMsFEfoJLITPLTJJUCxLU77weXpj7n_ygQ5IFBAasXi4upLwxUJrZYClGcqTKB1k9W05sNlZMuRnCtrSx-J_kQPTc3IES6mDcUGK65SRvzeGG7Iayz-t1upZwIl5AMILjzqbXnYgitUsmE/s740/diversao.jpg
http://universitariananet.blogs.sapo.pt/arquivo/telefone.gif
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domingo, 1 de março de 2009

A MÚSICA DO SÉCULO XX - parte II

Até agora só publiquei material sobre cantores, compositores, poetas e escritores, todos do sexo masculino. Para "quebrar" essa hegemonia masculina, a postagem de hoje da série "A Música do Século XX" será sobre a cantora gaúcha Adriana Calcanhoto.

50 perguntas a ADRIANA CALCANHOTO

1 - No mundo da música, qual é o seu maior ídolo?
São vários: John Cage, Miles Daves, João Gilberto, Dorival Caymmi...

2- No início, quais foram suas principais referências?
Desde o início da carreira ouço Maria Bethânia, Luiz Melodia, Caetano Veloso, Hermeto Pascoal e Elis Regina.

3 - Qual o melhor intérprete brasileiro de todos os tempos?
João Gilberto.

4 - Qual o melhos intérprete estrangeiro de todos os tempos?
Billie Holiday.

5 - Qual o melhor intérprete brasileiro da atualidade?
Maria Bethânia.

6 - E qual o melhor intérprete estrangeiro da atualidade?
Mick Hucknall e Stevie Wonder.

7 - Qual a melhor banda de todos s tempos?
Rolling Stones.

8 - Qual a melhor banda da atualidade?
Rolling Stones.

9 - Qual a melhor banda brasileira da atualidade?
Paralamas do Sucesso.

10 - Qual o melhor compositor brasileiro de todos os tempos?
Dorival Caymmi.

11 - Qual o melhor compositor brasileiro da atualidade?
Caetano Veloso.

12 - Qual o melhor compositor estrangeiro de todos os tempos?
John Cage.

13 - Qual o melhor compositor estrangeiro da atualidade?
Björk.

14 - Qual o melhor guitarrista de todos os tempos?
Jimi Hendrix.

15 - Qual o melhor guitarrista da atualidade?
Arto Lindsay.

16 - Qual o melhor guitarrista brasileiro da atualidade?
Heitor TP.

17 - Qual o melhor baterista de todos os tempos?
Edson Machado.

18 - Qual o melhor baterista da atualidade?
Charlie Watts.

19 - Melhor percussionista de todos os tempos?
Mestre Marçal.

20 - Qual o melhor percussionista da atualidade?
Naná Vasconcelos.

21 - Qual o melhor letrista de todos os tempos?
Cole Porter.

22 - Qual o melhor arranjador de todos os tempos?
Stevie Wonder.

23 - Qual a maior revelação da música brasileira nos últimos anos?
Arnaldo Antunes.

24 - Qual a maior revelação da música internacional nos últimos anos?
K. d. lang.

25 - Cite um músico inesquecível.
Chet Baker.

26 - De todas as músicas que gravou, de qual você mais gosta?
Não tenho uma preferida.

27 - Qual a fase de sua carreira que mais curtiu?
A do momento.

28 - Qual a fase de sua carreira que você considera mais expressiva?
A que está por vir.

29 - Qual seu disco (gravado por você) preferido?
Sempre o mais recente.

30 - Cite um show (de outro artista) inesquecível.
Estrangeiro, de Caetano Veloso, no Canecão, em 1989.

31 - Cite um show que você lamenta não ter assistido.
O Sorriso do Gato de Alice, de Gal Costa.

32 - Cite um CD que você não cansa jamais de escutar.
Amoroso, de João Gilberto.

33 - Cite o melhor CD da atualidade.
O regravável.

34 - Cite uma capa de CD marcante.
Estrangeiro.

35 - Quem é o melhor produtor visual do momento?
Barrão.

36 - Cite uma parceria inesquecível.
Carlinhos Brown e Arnaldo Antunes.

37 - Com quem gostaria de dividir o microfone e ainda não o fez?
Com Rita Lee.

38 - Qual a banda que você lamenta ter acabado?
Beatles.

39 - Qual a música que vocô acaba incluindo em tdos os shows?
Esquadros.

40 - Qual a música que você se emociona ao cantar?
No momento, Quem Vem pra Beira do Mar.

41 - Qual a música que você não canta, mas se emocina ao ouvir?
Bye, Bye Brasil.

42 - Qual música você apostava e acabou não emplacando?
O Nome da Cidade.

43 - Em qual música você não punha muita fé, não acreditava que estourasse, e acabou emplacando?
Mentiras.

44 - Cite uma música que marcou toda uma geração.
Chega de Saudade.

45 - Cite o maior clássico de todos os tempos.
Garota de Ipanema.

46 - Qual a melhor trilha sonora do cinema?
A obra completa de Nino Rota.

47 - Qual o melhor arranjo já feito para uma música?
O de Hermeto Pascoal para a minha Canção por Acaso.

48 - Cite uma voz inesquecível.
Alcione.

49 - Qual o melhor momento da música brasileira.
Agora!

50 - Como você define a produção musical brasileira da atualidade?
Efervescente.

Imagem:
http://festadasemana.pop.com.br/imagens/editor/adriana-calcanhoto.jpg
Fonte: A Música do Século - fascículo nº 5, distribuído juntamente cm a edição nº 275 da Revista Caras.

AVES SILVESTRES DO RS - parte XI

Pintassilgo (Spinus magellanicus)

13 cm

O pintassilgo, com a plumagem da cabeça preta, também tem preto em suas asas e na ponta da cauda. Essas áreas escuras proporcionam um contraste forte com as partes inferiores amarelas e com as manchas amarelas vivas vistas nas asas, uropigio e cauda, quando o pássaro está em vôo. A fêmea carece da coloração preta na cabeça, sendo esta cor substituida pelo mesmo verde-oliváceo do dorso. O pintassilgo normalmente é encontrado em bandos com 10 a 20 indivídus, mas eles separam-se aos pares durante a temporada de procriação. Prefere os topos das árvores para seu habitat e o bando inteiro, muitas vezes, canta enquanto voa de um topo a outro. Permanece no Rio Grande do Sul todo ano. O pintassilgo é comum em quase todo o Estado, mas é bastante raro no canto oeste.

Imagem:
http://www.fortunecity.com/greenfield/tree/120/images/Cabecita_Negra.jpg
Fonte: BELTON, W. Aves Silvestres do Rio Grande do Sul, 3 ed. Porto Alegre, Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul, 1993. 172 p., 105 il.

SÉRIE IMORTAIS - Cartola - músicas (parte IV)

Injúria
Composição: Elton Medeiros e Cartola

Pois é
Tudo começou assim
Alguém se vingou em mim
Inventando o que eu não pratiquei
Pois é
Só Deus sabe o quanto amei
Por te amar tanto chorei
E chorando levo a cruz até o fim
Não sei como foste acreditar
Em mentira tão vulgar
De um sujeito tão vulgar também
Sofri a maior decepção
Tentarei te esquecer
Pois te amar foi ilusão
Não sei por que foste derrubar
O castelo que eu fiz
Em meu castelo era tão feliz

Imagens:

http://img250.imageshack.us/img250/6611/nuncamaisjb4.jpg
http://lh6.ggpht.com/_GWotnMq7_yc/R3uQ0xPXyoI/AAAAAAAAAbQ/o_vwwkccyD8/ATgAAACJKaX4bLovQBXglS7UUMYhSO0DgDCJI5fsT0ifzljQzVYicOSYwVDRT06b-kRR3BgstNIa_MO03gFgTgwTlJRGAJtU9VB5Zm4O2HBKnPVdrC-3aeZppU86Aw.jpg
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http://colunas.globoesporte.com/files/168/2008/04/Castelo.jpg