quinta-feira, 16 de outubro de 2008

ALGAS QUE MOVEM MOTORES

--> Microalgas do nordeste brasileiro são coletadas para estudo
--> Pesquisa desenvolvida pela Petrobras visa a produção de combustível no futuro
--> As algas capturam carbono da atmosfera e não precisam de campos agrícolas

As águas salinizadas do Rio Grande do Norte guardam um tesouro: milhares de microalgas que nem sequer são visiveis a olho nu, mas, quando coletadas e tratadas, podem gerar biodiesel com alta produtividade.
As vantagens das microalgas vão além. Diferentemente da cana-de-açúcar e outros vegetais também utilizados na produção de biocombustiveis, elas são capazes de crescer e se reproduzir em tanques - ou seja, elas nã usam espaço agrícola para ser cultivadas. Sem contar que, em grande quantidade, as microalgas são poderosas armas de captura de carbono, espécies de "filtros" que retiram o CO2 do ar e devolvem oxigênio.
As pesquisas do biocombustível a partir de microalgas estão sendo conduzidas pelo Centro de Pesquisas da Petrobras (cenpes), em paceria com a Universidade Federal de Rio Grande (Furg) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), apenas em laboratório. "É preciso saber quais as melhores espécies para essa finalidade. Há muitas que ainda nem sequer foram catalogadas", afirma o oceanógrafo Leonardo Brantes Bacellar.

==> Informativo da Petrobras, Revista Super Interessante - Edição 256 - Pág. 22 - Setembro/2008.

Nenhum comentário: