terça-feira, 30 de junho de 2009

Questão de Grau B da cadeira "Atualidade Latino-americana, Cidadania e Educação". Estou postando esta questão para que possamos refletir um pouco sobre o que nos cerca e chegar a conclusão de que existe muito mais do que o "mesmo".
Devemos limitar nossos alunos ao "feijão com arroz" cultural ou devemos ampliar seus horizontes mostrando que além das fronteiras geográficas e até mesmo do preconceito existem culturas tão maravilhosas quanto as que estamos habituados a conhecer?

As múltiplas culturas da América Latina são apaixonantes. Como curiosa e amante de novas culturas, sempre fui atrás do diferente, do novo, do desconhecido, antes mesmo de cursar esta cadeira. Tenho um blog que fala de cultura e ciência do Brasil mas, sempre que possível, dou uma pincelada em assuntos relacionados a literatura e música latino-americanas, a fim de difundir um pouco os fascinantes aspectos dessas culturas tão próximas e ao mesmo tempo tão desconhecidas por nós.

Estamos tão acostumados e familiarizados a filmes hollywoodianos, a bandas americanas e até mesmo filmes e bandas européias, que quando temos acesso a esse tipo de material produzido em território latino-americano, estranhamos. Se nos habituarmos a buscar esse tipo de material latino-americano, veremos que são tão bons quanto os que chegam até nós sem que percebamos. O Chile, por exemplo. Tem poetas imortais, como Pablo Neruda. Graças a Internet temos fácil acesso à música deles, que a cada dia que passa conta com mais músicos e bandas talentosos. O Chile teve todo aquele período de ditadura, de opressão e talvez até por isso que eles têm bons escritores e poetas representando sua literatura, bem como representantes da música atual. Em momentos de crise e de sofrimento é que deixam bons escritos e inspiram muitos músicos, como forma de desabafar, de poder se expressar em meio a tantos acontecimentos.

O Uruguai também é um país com uma cultura fantástica. Tem grandes escritores, como Eduardo Galeano, que conseguem expressar bem as múltiplas realidades da América Latina.

O nosso Nordeste também é fantástico culturalmente. Não são apenas belas praias que tornam essa região encantadora. Apesar do preconceito que os próprios brasileiros tem sobre essa região, ela é culturalmente riquíssima. Estados como Pernambuco têm muito a nos ensinar. Tem toda a questão do folclore deles e até mesmo da música.

Como futura educadora, me sinto no dever de compartilhar as maravilhas da América Latina com meus alunos. Na minha época de escola, não tive acesso a cultura latino-americana como gostaria. Acabei me apaixonando por ela por que fui atrás, através da literatura, música, filmes, e até mesmo da culinária.

Não precisamos (e não devemos) ficar no "feijão com arroz" com nossos alunos, ensinando apenas o que está no currículo. Penso que devemos despertar o espírito investigativo nos alunos com relação aos países que nos cercam. Afinal, somos latino-americanos, não europeus ou norte-americanos. Em nosso próprio país existem múltiplos "Brasis". De um estado para outro a cultura já muda muito. Não é justo privarmos nossos alunos de tanta diversidade. Cada estado do Brasil, cada país da América Latina tem suas particularidades, suas belezas, suas culturas, suas dificuldades, suas riquezas e pobrezas.

Na própria biologia, por exemplo. Quando for falar sobre as aves, não devo me limitar a falar das aves que ocorrem no Rio Grande do Sul. O Peru está em primeiro lugar no quesito diversidade de espécies de aves, no mundo. É possível traçar um paralelo sem perder o foco.

Já era uma apaixonada pela cultura latino-americana. Depois dessa cadeira, tornei-me amante, principalmente por causa dos estudos de cada país. Existe muita pobreza, a educação nem sempre é como deveria ser. Apesar disto, cada país tem suas riquezas (não apenas econômicas), seus costumes, sua história, e isto me encanta.
* Pergunta e resposta de minha autoria.

Nenhum comentário: