sábado, 20 de dezembro de 2008

ATUAÇÃO DO BIÓLOGO EM ÁREA SOCIAL

Segundo o ex-conselheiro do CRBIO-02, Celso Sanchez Pereira, "o biólogo é um profissional que tem espraiado suas áreas de atuação de uma forma muito intensa. E as novas demandas sociais, ambientais, de saúde, enfim, os problemas da pós-modernidade têm lhe porporcionado novas possibilidades."

Hoje resolvi abordar este assunto no blog para esclarecer pra quem ainda não sabe, que biológo (a) não é aquela pessoa que só pensa na preservação do meio ambiente. Claro, este é o foco principal, porém a atuação desse profissional vai muito além. Ele também é um profissional da área social, fazendo com que a gente veja a inserção do universo social dentro da temática ambiental.
Existe também a questão de que biólogo (dentro da área do meio ambiente) está sempre lidando com conflitos socioambientais, portanto não existe dentro da questão ambiental uma dissociação das discussões sociais. Mediante isso podemos afirmar que o biólogo é um profissional da área social, já que pode atuar intervindo diretamente na mediação da relação ser humano-natureza, seja na educação ambiental, seja na resolução de problemas socioambientais, no planejamento ambiental ou em qualquer área desse segmento.
Os biólogos mais jovens, que recém se formaram ou ainda estão na faculdade, são os que mais percebem essa dimensão social da biologia.
==> Texto baseado em informações extraídas do Informativo do Conselho Regional de Biologia da 2ª região (Rio de Janeiro/Espírito Santo), e Dezembro de 2007.

Nenhum comentário: