domingo, 18 de janeiro de 2009

CONSUMO DE PRIMEIRO MUNDO

Olá!
Estava lendo a edição 261 - jan/2009 da Revista Super Interessante e a matéria das páginas 44 e 45 me chamou a atenção. Na verdade a matéria é a resposta à seguinte questão: "E se o mundo consumisse como os EUA?" Dá até medo da resposta, né? E é realmente aterrorizante imaginar o que seria do nosso planeta se todo mundo consumisse como os Estados Unidos.

Bem, se o mundo consumisse como os Estados Unidos, nosso planeta não daria nem para o começo. Segundo a Super, seriam necessárias 4,5 Terras para que o mundo não entrasse em colapso. Basta usar a imaginação... Nos EUA existe praticamente um carro para cada adulto. Isso significa 231 milhões de veículos, ou 76 carros para cada 100 habitantes. O planeta todo tem 850 milhões de carros. Se tivesse a proporção dos EUA, seriam 5,12 bilhões, acompanhados da conta de aço, petróleo, eleticidade e tudo o mais que seria necessário para produzí-los. Esse planeta imaginário consumiria todo o petróleo que pode haver em nosso pré-sal (150 bilhões de barris) em menos de um ano. E para alimentar as 6,7 bilhões de bocas do mundo com a mesma quantidade de carboidratos e proteínas que os 307 milhões de americanos consomem? Isto está fora de cogitação, pois faltaria solo o mundo para produzir tudo isso. Uma alternativa seria turbinar a irrigação, mas neste caso a água, que já está em falta, não daria conta. Só para vocês terem uma idéia da dimensão da coisa, para fazer a carne de um hamburguer, por exemplo, são necessários 11 mil litros d'água (contando o que o boi bebe e o que vai no cultivo do alimento dele). O jeito seria dessalinizar a água do mar. Mas fazer isso consome mais energia do que temos como produzir de maneira sustentável hoje.
Algumas conseqüências:
DERRETIMENTO GLOBAL
Se mundo não reduzir pela metade as emissões até 2050, estima-se, haverá um aumento de até 7ºC na temperatura média do planeta, com conseqüências catastróficas. No nosso "mundo EUA", em vez de reduzir em 50%, as emissões totais saltariam imediatamente mais de 500%, 10 vezes mais do que máximo que o planeta pode agüentar se se transformar num forno.
ALTERNATIVA: Substituir todo o carvão e petróleo or fontes que não emitam CO2.
FAÇA-SE LUZ
Para ficar tão iluminado quanto a Terra de Obama, o mundo teria que quintuplicar a produção de eletricidade. O Brasil, por exemplo. Hoje consumimos o equivalente a 4 Itaipus. Para chegar ao patamar americano, precisaríamos de outras 23.
ALTERNATIVA: Como não há potencial hidrelétrico no mundo para dar conta disso, o jeito de obter tanta energica sem poluir nada seria com a fusão nuclear, que só libera vapor d'água e não usa urânio. A primeira usina assim sai do papel na próxima década, na França (se a crise deixar).
FIM DO PETRÓLEO (MESMO)
Os americanos consomem 24,5 barris de petróleo por cabeça a cada ano (contra 4,5 barris na média mundial). Para produzir os 135 bilhões de barris a mais por ano, seria necessário produzir 338% mais do que hoje.
ALTERNATIVA: Usar o petróleo só como matéria-prima de tecidos e plásticos.
QUASE 10 GALINHAS POR HABITANTE
Os americanos consomem 3 vezes mais carne que a média mundial. O único jeito de triplicar a produção seria fazer carne só a partir de animais confinados, cuja criação não ocupa muito espaço. Mesm assim, o sistema digestivo dos bois produziria tantos gases-estufa quanto 150 milhões de carros.
ALTERNATIVA: Produzir carne em laboratório a partir da reprodução de células animais (e não de animais inteiros). As pesquisas já começaram.
E TOME FERRO
Teríamos que aumentar em 80% a extração de minério de ferro, a matéria-prima do aço. A produção de 2008 foi de 1,6 bilhão de toneladas. Para tirar o 1,3 bilhão extra, o mundo precisaria de mais 4 mineradoras do tamanho da Vale, que é a maior produtora mundial de ferro. As reservas (230 bilhões de toneladas) agüentariam só mais um século.
ALTERNATIVA: Reciclagem.
AGROPROBLEMA
O planeta precisaria mais que duplicar a produção de alimentos, mas nã há espaço disponível para iss.
ALTERNATIVA: Irrigar e fertilizar áreas hoje pouco produtivas (como Israel fez) e investir em engenharia genética, em busca de vegetais que cresçam melhor.
Mesmo que a gente não viva num "mundo EUA" (graças a Deus), é bom colocarmos a mão na consciência e mudarmos algumas atitudes, pois a situação do planeta está cada vez pior. Afinal, que tipo de mundo você quer deixar de herança para seus descendentes?
==> Texto elaborado a partir da reportagem "E se o mundo consumisse como os EUA", da edição 261 - jan/2009 da Revista Super Interessante.

Nenhum comentário: