quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

SÉRIE FELINOS DE GRANDE PORTE - parte I

Por sugestão de um ouvinte do site Gengibre, continuarei falando sobre a família Felidae, porém de espécies de grande porte. Essa "série" vai funcionar da mesma maneira que ocorreu com os Felinos do Rio Grande do Sul. Serão postadas informações sobre duas espécies a cada dia, começando pelos leopardos e leões.

GRANDES FELINOS

Leões, tigres, jaguares ou onças-pintadas e leopardos, são alguns dos representantes mais belos da fauna terrestre. Habitam grande parte do planeta, o norte do Circulo Polar Ártico às florestas tropicais úmidas.
São animais fascinantes devido a sua beleza, força, agilidade e coragem. Por causa dessas características, costuma-se incluir nessa classificação todos os felinos de grande porte, mas isso constitui um engano. Animais como o gueopardo, o leopardo-das-neves, leopardo-nebuloso, o leão-da-montanha ou a onça-parda, apesar do tamanho e da ferocidade, não fazem parte do grupo dos grandes felinos. Para os zoólogos, eles pertencem ao grupo dos pequenos felinos, pois não rugem, como fazem o leão, o jaguar, o tigre e o leopardo propriamente dito. Nos grandes felinos, o aparelho hióide é formado por cartilagens e não por ossos. Por isso, a língua e a laringe são frouxamente ligadas à base do crânio, ampliando os sons emitidos pelo animal.


Leopardo (Panthera pardus)
(Cerca de 1,50 m; até 60 kg)

Conhecido popularmente por leopardo ou pantera. Vive numa grande extensão do continente africano e em toda a parte meridional da Ásia, da Turquia à China, no Sri-Lanka e arquipélago de Sonda, na Indonésia, onde é muito comum o leopardo-negro (ou pantera-negra). Por viver em ambientes muito diversos, a alimentação do leopardo é também muito variada. Em geral suas presas são animais de tamanho médio como antílopes, cervos, macacos e cães.
Ágil trepador, o leopardo passa a maior parte do tempo no topo das árvores, descansando, dormindo ou comendo sua presa. Em geral, prefere arrastá-la para lá, livrando-se, assim, da tarefa de dividí-la com os outros animais, ou evitar a cobiça de predadores como o leão (Panthera leo) e a Hiena, seus principais concorrentes. Os leopardos-negros (panteras-negras) vivem sobretudo em matas densas e sombrias, onde se ocultam com mais facilidade. Já nos campos e savanas predominam as espécies de cores claras, que se confundem com o ambiente.
A diminuição do número de leopardos tem como causa principal a caça desenfreada, motivada pelo alto valor comercial de sua pele.











(leopardo-negro)



Leão (Panthera leo)

Os leões se diferem dos outros felinos em vários aspectos. Enquanto todos os demais levam uma vida solitária durante a maior parte do tempo e caçam freqüentemente sozinhos, os leões vivem em bandos com cerca de 35 animais, entre machos e fêmeas. Além disso, ao contrário dos outros felinos, os leões não possuem listras nem manchas na pelagem.
Tigres, leopardos e onças-pintadas vivem em florestas e pântanos e os leões africanos preferem grandes espaços abertos. Talvez a sobrevivência em planícies abertas tenha forçado esses animais a adotar um modo particular de viver e caçar.


Curiosidades:

* O rugido de um leão é ouvido a mais de 8 quilômetros de distância;

* Somente os machos têm jubas, formadas de pêlos longos, cuja cor varia do marrom claro ao escuro;

* Eles passam a maior parte do dia repousando à sombra das árvores. Por isso costuma-se dizer que o leão e o animal mais preguiçoso da África;

* Em geral, nascem quatro filhotes em cada ninhada. Quando os leões são pequenos, sua pelagem tem manchas pretas, que depois desaparecem;

* Os machos velhos são abandonados pelo grupo, dando lugar aos leões jovens. Fracos e incapazes de abater animais velozes, eles começam a atacar as pessoas;

* Sob a proteção dos adultos, os filhotes treinam para caçar, aproximando-se silenciosamente uns dos outros;

* Os leões da Ásia e da África são muito parecidos. Os asiáticos não têm jubas menores, como se pensava. Nas duas espécies elas podem ser longas ou curtas;

* A hora de devorar a presa é o único momento em que os membros do bando se agridem mutuamente. Os animais lutam ferozmente pela posse do alimento. Os leões adultos abocanham, de uma só vez, 18 quilos de carne;

* Somente os leões, entre os grandes felinos, caçam em bandos. Um leão sozinho consegue agarrar apenas um em cada 12 animais, enquanto em grupos são bem-sucedidos em quatro de doze tentativas. A caçada compete sobretudo às fêmeas, que cercam a presa e a encurralam. Os machos entram apenas como força auxiliar, embora sejam os primeiros a se apoderar da caça.

Imagens:
Bibliografia: OS BICHOS - Editora Nova Cultural

3 comentários:

Anônimo disse...

E ai? Tá legal e deve dar trabalho... Não sei até onde vão os textos dos felinos de grande porte, mas não esquece do puma (Puma concolor) e da onça (Panthera onca) que são daqui... Lembra que manter um site assim dá MUITO trabalho...

Anônimo disse...

Ops... não vi que o puma e a onça já estavam com os do RS...

Cultura e Ciência do Brasil disse...

Olá!
Valeu pelos comentários!
Comecei falando dos felinos do RS e, a pedidos, continuo falando da família, porém das espécies de grande porte.
Realmente dá bastante trabalho, mas o resultado está ficando bom.
Pode fazer sugestões, eheh...

beijos