quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Felinos - parte IV

Finalmente chegamos a quarta e última publicação sobre os felinos do Rio Grande do Sul. Espero que tenham gostado de saber um pouco mais sobre esses animais belíssimos e que, ao contrário de muitos mitos, não são ameaça para o homem.
Volta e meia eu comento que sugestões serão bem-vindas. Pois bem, no site Gengibre (www.gengibre.com.br/) um ouvinte que curtiu esse "bloco" sobre os felinos do RS sugeriu que eu seguisse publicando material sobre felinos, porém os felinos de grande porte. E é o que farei na seqüência. Eu pretendia começar um bloco sobre aves do Rio Grande do Sul, mas vou concluir a família Felidae primeiro. E para quem curte ornitologia, nos próximos dias falaremos sobre as aves silvestres do Rio Grande do Sul, que são portadoras de uma beleza ímpar. Aguardem!


Gato-mourisco (Felis yagouaroundi)
(cerca de 1 m)

É um gato sem manchas, com formas bem diferentes dos demais felinos. A cor é marrom-pardacenta, salpicada com pontinhos mais claros na maior parte do corpo (a ponta dos pêlos é de cor mais clara), havendo muita variação individual.
Devido a esta coloração, forma alongada d corpo, membros curtos (principalmente os anteriores) e a cabeça pequena, é fácil reconhecê-lo.
O gato-mourisco vive em bordas de banhados, beira de rios ou de lagos, mas também pode ser encontrado em lugares secos, com vegetação aberta. Como alimentação, parece dar preferência a presas grandes (em relação ao seu tamanho), tanto mamíferos como aves. Possui uma longa área de distribuição geográfica (desde o Texas, nos EUA, ate a Patagônia, na Argentina).
No Rio Grande do Sul, e uma espécie pouco conhecida popularmente.



Onça (Panthera onca)
(2,2 – 2,7 m; 60 – 130 kg)

É o maior felino americano, denominado, pelos colonizadores europeus, de tigre, devido às semelhanças cm o tigre do Velho Mundo.
Não há dificuldades para a identificação deste mamífero. As manchas grandes e escuras em todo o corpo distinguem-se muito bem do puma. A única possibilidade e confusão que poderia existir, seria com os indivíduos melânicos (totalmente pretos), o que também pode acontecer com o puma. A onça preta também recebe o nome popular de pantera, mas trata-se apenas de uma variação cromática de pelagem, que também tem sido constatada em outras espécies de felinos. No corpo das onças pretas, notam-se facilmente as manchas tão características dos indivíduos de coloração normal.
E um animal robusto no aspecto geral. As pernas são fortes, com patas possantes, cauda relativamente curta, cabeça grande com orelhas arredondadas e corpo musculoso.
Vive em florestas úmidas, normalmente nas proximidades da água. Alimenta-se de várias espécies animais, mas parece ter predileção por capivaras e jacarés.
Para caçar a presa, geralmente ataca por trás, procurando atingir o pescoço e a cabeça no primeiro golpe.
Apesar de ser um felino muito temido pelo homem, não é perigoso. Na proximidade da presença humana, procura fugir e, mesmo em relatos antigos, quando ela era comum em certas localidades, são raros os casos de onças terem atacado seres humanos.
É, atualmente, uma espécie em extinção em toda sua vasta área de distribuição geográfica (registrada cientificamente do norte do Texas até o Rio Grande do Sul). No Estado, ela só existe em determinados Parques Florestais. Como é um animal que necessita de uma grande área para poder sobreviver, já houve casos de indivíduos saírem fora da área dos parques e então serem abatidos.

==> Imagens: - http://www.wildcatsanctuary.org/jpegs/for%20web/jaguarundi.jpg e http://www.vivanatura.org/Panthera_oncaPh1.jpg

==> Textos: SILVA, Flávio. MAMÍFEROS SILVESTRES - RIO GRANDE DO SUL. 2ª ed. Porto Alegre, Fundação Zoobotânica do Rio Gande do Sul, 1994. 246 p.

3 comentários:

Liebchen disse...

Oi Juliana!!
valeu pela visita que fizeste ao meu blog; e principalmente pela correção da minha gafe feíssima, que já corrigi.
Teu blog também me agrada muitíssimo - afinal, sou bióloga, além de escritora :)
beijão!

Cultura e Ciência do Brasil disse...

Olá!
Obrigada pelo comentário! E fico feliz por ter gostado do blog! Será sempre bem-vinda!!!

beijos

Tsuki disse...

Seu blog é lindo, eu amo sites e blogs que falam da natureza e dos animais, o seu foi um dos melhores que eu ja vi, continue assim. bjs.