terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Felinos - parte III

Hoje é a terceira e penúltima publicação de material sobre os felinos do Rio Grande do Sul. Se alguém tiver material complementar sobre estas espécies ou sobre espécies de outros estados e quiser compartilhar, as colaborações serão bem-vindas (favor enviar para: cultura_brasileira@hotmail.com).


Gato-do-mato-pequeno (Felis tigrina)
(76 – 83 cm; cerca de 3 kg)

É o gato-do-mato de menor tamanho no Estado. Esbelto, possui cabeça pequena, com focinho afilado. Nas partes superiores do corpo, apresenta manchas e ocelos pretos, de pequeno tamanho. Nos flancos, estas manchas são maiores. Nas pernas, não chegam a formar bandas transversais bem distintas. É possível notar-se traços escuros, mas estes são interrompidos.
Vive em matas. Sua área de ocorrência no Estado ainda é muito mal conhecida, mas sabe-se que o território gaúcho é o extremo sul da distribuição geográfica da espécie.

Gato-maracajá (Felis wiedii)
(78 – 91 cm; cerca de 3 kg)

Espécie que, em coloração e forma das manchas escuras, lembra a jaguatirica, mas é de tamanho bem menor. A cor de fundo, nas partes superiores, é amarela-ocrácea. As manchas pretas são grandes e bem espaçadas. Inferiormente, a cor geral é branca, com manchas pretas alongadas.
No queixo e na garganta, tem duas listras transversais. Na faixa superior do corpo, desde a cabeça até a base da cauda, é de cor mais escura que lateralmente.
No alto do pescoço, o pêlo é, parcialmente, voltado para a frente. Cabeça pequena, com duas listras brancas entre os olhos, que são escuros e arredondados, formam um conjunto bem peculiar à espécie. A cauda é longa e delgada.
Trata-se de um gato de matas altas, densas, ocorrendo principalmente nas regiões de florestas do Estado. Anda no chão e em árvores, alimentando-se de ratos e aves de pequeno e médio porte. Refugia-se em ocos de paus, tocas de outros animais, onde a vegetação é bem cerrada.
Pelas observações de campo, parece ter boa habilidade para caçar ratos à noite, nos locais onde estes estão em atividade. Neste tipo de caça, locomovem-se pelos emaranhados de galhos finos, a pouca altura do chão, lentamente e com bastante segurança; ou ficam imóveis, esperando a aproximação da presa até o alcance de um salto certeiro.

==> Imagens: http://www.wildcatsanctuary.org/jpegs/for%20web/oncilla4.jpg e http://img72.imageshack.us/img72/9987/tigrillofeliswiediiyv1.jpg

==> Textos: SILVA, Flávio. MAMÍFEROS SILVESTRES - RIO GRANDE DO SUL. 2ª ed. Porto Alegre, Fundação Zoobotânica do Rio Gande do Sul, 1994. 246 p.

4 comentários:

Yerko Herrera disse...

Acho que o Krein e a Pecoza são maiores que eles! Aliás, a Pecoza deve ter um parente do mato!

Beijos!

Cultura e Ciência do Brasil disse...

É, esses dois realmente são muito pequenos. Amanhã falarei da onça, que é um pouco maior, eheheh...
Na minha opinião, os felinos são os mamíferos mais belos. Até agora só falei dos felinos do RS, mas no Gengibre um cara sugeriu de falar dos felinos de grande porte, e é o que farei na seqüência. Tigres, leões, leopardos, gueopardos...
Na minha opinião, o puma é o mais lindo...

Obrigada pelo comentário;-)

bjs

Unknown disse...

nossa esse gato-do-mato-pequeno é lindo mesmo, eu tive que fazer um trabalho sobre esse felino, na faculdade, gostei mesmo dele!

Anônimo disse...

Nossa, esse gato-do-mato-pequeno é lindo mesmo, trabalho em um zoológico. Encontramos um em uma floresta machucado, eu chamo ele de Shake, mas eu me apaixonei mesmo por ele, ele tem 72,5 cm e pesa 3,0 Kg. É bem maior!