terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Ana Terra – Erico Verissimo

Para quem aprecia a obra de Erico Verissimo e até mesmo para quem não a conhece, mas gosta de literatura, uma dica muito boa de leitura é o livro Ana Terra. É um romance muito bom de se ler, tanto que comecei ontem e não tenho vontade de parar de lê-lo.

“Palco de acontecimentos históricos de grande importância, as planícies do sul do Brasil são o pano de fundo para o desenrolar da saga de Ana Terra e sua família, que se confunde com a historia da colonização gaúcha. De enorme riqueza humana e interesse sociológico, Ana Terra é mais uma prova do gênio de Erico Verissimo, e irá emocionar os leitores de todas as idades.”

BIOGRAFIA

Erico Verissimo nasceu em Cruz Alta – RS, em 17 de dezembro de 1905. Estudou no Colégio Cruzeiro do Sul, em Porto Alegre e, de volta à cidade natal, trabalhou por algum tempo num banco, tornando-se depois sócio de uma farmácia. Ali, entre remédios e o namoro com Mafalda Halfen Volpe, que iria desposar em 1931, dedicava as horas vagas à leitura, principalmente de Ibsen, Shakespeare, George Bernard Shaw, Oscar Wilde e Machado de Assis, que muito influenciaram sua formação literária.
Em 1930, tendo seus primeiros contos divulgados em jornais da capital gaúcha (estreou com Ladrão de Gado, na Revista do Globo, em 1928), transferiu-se para lá e ingressou como redator na referida revista.
Em 1932, com a edição de Fantoches, pela Livraria do Globo, iniciou sua brilhante carreira literária, que viria a alcançar, a partir de 1938, repercussão nacional e, mais tarde, internacional.
O escritor falece subitamente no dia 28 de novembro de 1975, deixando inacabada a segunda parte do segundo volume de suas memórias, além de esboços de um romance que se chamaria “A Hora do Sétimo Anjo”.

Algumas de suas obras:

· 1932 – Fantoches – contos
· 1933 – Clarissa – romance
· 1936 – As Aventuras do Avião Vermelho – literatura infantil
· 1938 – O Urso com Música na Barriga – literatura infantil
· 1949 – O Tempo e o Vento (1ª parte) – romance
· 1951 – O Tempo e o Vento (2ª parte) – romance
· 1961/62 – O Tempo e o Vento (3ª parte) – romance
· 1970 – Um Certo Capitão Rodrigo (extrato de O Continente, 1)
· 1971 – Ana Terra (extrato de O Continente, 1)

“Em geral quando termino um livro encontro-me numa confusão de sentimentos, um misto de alegria, alívio e vaga tristeza. Relendo a obra mais tarde, quase sempre penso ‘Não era bem isto o que queria dizer’.” (Erico Verissimo)

==>Fontes: VERISSIMO, Erico. ANA TERRA. 43 ed. São Paulo: Globo, 1996 (Coleção Aventura de Ler) e http://www.releituras.com/everissimo_bio.asp

3 comentários:

Anônimo disse...

OI...Parabéns pela opção de leitura...já li este livro e confesso minha reação foi a mesma que a sua, eu o "devorei"...bem, eu sou supeita de falar, pq eu amo o Erico Verissimo...outro livro marvilhoso dele é "Clarissa"...li qdo adolescente, me identifiquei um monte com a personagem...bjão e até...Ana s/ Terra..ehehe!

Cultura e Ciência do Brasil disse...

Flor, muito obrigada pelo comentário!!! Clarissa tá na minha fila de leitura... E pelo que você disse, não vou me arepender...

Beijos e volte sempre!!!!

Cultura e Ciência do Brasil disse...

*arrepender