sábado, 24 de janeiro de 2009

SÉRIE FELINOS DE GRANDE PORTE - parte III

Continuando a série FELINOS DE GRANDE PORTE, hoje será publicado material sobre duas espécies de leopardos, também conhecidos como "pantera".


Leopardo-das-Neves (Uncia uncia)
(1,30 m – 35 a 55 kg)


Apresenta pele macia e espessa, de pêlos longos e sedosos, com uma lanugem na base. As manchas são de cores delicadas. Imagine quantos animais devem ser sacrificados para cada casaco de pele! Costuma-se pensar que quatro seriam suficientes, mas não é assim. Para obterem-se quatro couros sem cicatrizes e cujas manchas combinem em forma e em cor, dezenas de animais devem ser mortos. A moda é inimiga do leopardo. A existência da espécie está ameaçada e sua caça foi restringida, embora ainda continue. Nos Estados Unidos a importação de casacos feitos com peles de grandes felinos é ilegal.
O leopardo-das-neves leva uma vantagem sobre os demais leopardos: seu habitat é de difícil acesso. Ele vive em grandes altitudes, entre 3.000 e 6.000 metros, no Himalaia e nas montanhas do norte da China.Seus hábitos são os mesmos dos demais leopardos, mas ele usa sua pelagem para camufla-se na neve. Deita-se sobre um rochedo ou ramo baixo à espera da presa e salta sobre ela quando ela passa.
Vive na Ásia central, Tibet, algumas partes da China, Rússia e partes do Tian Shan. Devido a vasta extensão em que se encontra, o leopardo-das-neves possui vários habitats, sendo encontrado em terrenos áridos e semi-áridos, savanas, estepes, em montanhas, florestas de coníferas e florestas densas. Apesar da diversidade de habitat, é encontrado geralmente em elevações entre 3.000 e 4.500 m, às vezes acima de 5.500 m no Himalaia.
Alimenta-se de aves, roedores e pequenos mamíferos que abate com agilidade. Dentre os animais mais comuns em seu cardápio encontram-se a marmota, o carneiro-selvagem e a lebre.
O leopardo-das-neves exibe uma maravilhosa camuflagem para o ambiente da montanha de rochas nuas e neve, sendo a cor de sua pele branco-acinzentado (com uma leve tonalidade amarelada) salpicada com rosetas e pontos cinza escuro. Também apresenta adaptações para a vida em altas altitudes incluindo uma cavidade nasal larga, membros curtos.

Leopardo-Nebuloso (Neofelis nebulosa)
(1m + 90 cm de cauda – 16 a 23 kg)
Apresenta pelagem bronzeada ou marrom-clara e distintamente marcada com grandes elipses irregulares, de bordas escuras, das quais se diz terem formato de nebulosas, daí tanto seu nome vulgar quanto científico.Vive nas florestas do Nepal, Malásia, China, Bornéu e Sumatra. Embora sua área de ocorrência seja bastante extensa para os padrões atuais, é uma espécie que tende a desaparecer, devido principalmente à destruição de seu habitat. Período de gestação: 90 dias; entre 2 a 4 filhotes por ninhada.
Em 2 semanas os filhotes estão ativos; ficam adultos em 9 meses.
O nome da pantera nebulosa (leopardo-nebuloso) vem em parte de suas manchas, mas pode também provir do mistério que envolve a vida e os hábitos desse animal. Pouco se conhece sobre ele. Para vê-lo em liberdade, só indo ao Sudeste Asiático; ele só vive ali e em nenhum outro lugar. É encontrado nas selvas e planícies, desde os pântanos do Nepal e do Sikkin, no sudeste da China, Hainan, Formosa e as ilhas do Bornéu, Sumatra e Java.
A pantera nebulosa é um animal noturno. Dorme durante o dia, estirada sobre um galho de árvore, onde passa a maior parte do tempo. À noite, caça passarinhos e pequenos mamíferos; ataca também veados e javalis, saltando sobre eles, e prontamente leva seu alimento para cima das árvores. Os filhotes nascem geralmente num oco de árvore, com os olhos fechados, abrindo por volta de 10º dia. A pantera nebulosa é um animal raro e teme-se por sua extinção, devido à caça.
Fontes:
http://assets.wwfindia.org/img/109125_1_14725.jpg
http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/animais/leopardo-das-neves.php
http://www.animalpicturesarchive.com/ArchOLD/1088404859.jpg
http://www.saudeanimal.com.br/panteranebulosa.htm

Nenhum comentário: