quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

SÉRIE FELINOS - parte final

Lince Europeu (Felis lynx)
(1 m, até 38 kg)

Apesar de não ser considerado felino de grande porte, hoje falarei de uma espécie muito bonita, conhecida popularmente por lince. A princípio será a última postagem sobre a família dos felinos, a menos que alguém sugira mais alguma espécie. A idéia agora é começar a falar sobre as aves silvestres do Rio Grande do Sul, que são portadoras de uma beleza sem igual. Quem curte ornitologia vai gostar dessa série.

Bem, quem nunca ouviu a expressão “olhos de lince”, quando alguém se refere a visão excepcional de outra pessoa? Pois é, muita gente atribui essa expressão ao lince, mas na verdade nada tem a ver com ele.
A expressão é originária de Linceu, um herói da mitologia grega. Linceu era piloto branco onde viajavam os Argonautas em busca do Tosão de Ouro. Segundo a lenda, Linceu tinha uma visão formidável. No lince, porém, o sentido mais desenvolvido é a audição.

O lince foi abundante na Europa. Mas matava tantos carneiros que foi caçado quase até a extinção. Na América existem o lince canadense e o lince vermelho dos Estados Unidos e México.
O lince parece um grande gato de cor de ferrugem, com tufos de pêlos nas orelhas e na cauda curta, escondido entre os rochedos ou atrás de troncos, ele espreita suas vítimas: pequenos animais, perus selvagens e lebres. E salta sobre elas de surpresa, mordendo-as na espinha. Come somente carne fresca e abandona o que não podo comer. Os filhotes nascem entre fevereiro e junho, em cavernas ou grutas.
Enquanto são pequenos, não se afastam mais de 2 Km da sua toca. Caçam acompanhados pela sua mãe, depois dos três meses de idade. Geralmente a fêmea volta à mesma caverna para dar à luz outra ninhada.


Imagens:
http://farm4.static.flickr.com/3242/2592571484_180f274cdc.jpg?v=0
http://iguinho.ig.com.br/canalnatureza/images/selvagens/mamiferos/lince01.jpg

Fonte: http://www.saudeanimal.com.br/lince.htm

Um comentário:

gigi a roqueira disse...

pra mim os animais mais ágil da terra são os felinos eles são espertos tem um faro muito bom e audição que da para ouvir de quilômetros de distancia e eles enchergam no escuro