Família Trochilidae
Estes acrobatas aéreos habitam todo o Basil, especialmente na região Norte.
No Rio Grande do Sul são registradas 18 espécies e destas, apenas 10 são comuns por aqui.
Os beija-flores estão entre os mais rápidos voadores e são as únicas aves que podem tanto permanecer estacionárias no ar, como mover-se em qualquer direção, inclusive para trás. Alimentam-se quase que exclusivamente em vôo e são especialmente adaptados para sugar o néctar das flores. Também consomem pequenos insetos encontrados dentro das flores, mas podem obter o alimento protéico cançando insetos no ar ou roubando-os das teias de aranhas. Ao alimentarem-se nas flores, os beija-flores prestam um valioso serviço de polinização. Muitas vezes são vistos com o bico e a cabeça cobertos por pólen.
Apesar da maioria ser extremamente pequena e uma, de Cuba, ser a menor espécie do mundo, são muito combativos, tanto entre si, como com outras espécies.

10 cm
Esta pequena ave, com bico cor de laranja de ponta preta, pesa apenas cinco gramas. O colorido e esverdeado, fortemente mesclado com pontinhos dourados, enquanto a cauda curta e de cor-de-cobre intensa. O beija-flor durado não tem a mancha refletiva na plumagem da garganta que muitos beija-flores têm, mas abaixo da base do bico há uma área de penas avermelhadas que facilita sua identificação. Como todos os beija-flores, põe apenas dois ovos.
Esta espécie de beija-flor é uma das mais comuns da família no RS, sendo especialmente abundante na região central, sul e oeste.
Beija-flor-de-papo-branco (Leucochloris albicollis)

11 cm
Nesta espécie maior também falta a mancha iridescente da garganta que é substituía por um branco limpo incomum, também presente na barriga. Isto, combinado com a plumagem geral verde, faz dele um dos membros mais facilmente identificável da família. É encontrado em muitas partes do Estado, principalmente no leste, onde é comum em altitudes maiores. É um dos poucos beija-flores que permanece durante o inverno nas regiões mais frias. Em Gramado, onde muitas pessoas mantêm bebedouros para beija-flores em seus jardins, usando uma mistura com uma parte de açúcar para quatro partes de água, o beija-flor-de-papo-branco seguidamente visita esses "restaurantes avícolas" em grande número. Como a maior parte de beija-flores, o canto deste é seco, áspero e monótono, consistindo de uma série de rapidamente repetidos e altos "tsi-tsi-tsi".
Imagens:
http://farm3.static.flickr.com/2210/2043591154_c3d9d1f854.jpg?v=0
http://w3.impa.br/~luis/fotos/0711_itatiaia/papo-branco-itatiaia-071124-P+T_14645a.jpg
Fonte: BELTON, W. Aves Silvestres do Rio Grande do Sul, 3 ed. Porto Alegre, Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul, 1993. 172 p., 105 il.
Nenhum comentário:
Postar um comentário