sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

SÉRIE AVES SILVESTRES DO RS - parte VII

PARDAIS
Família Ploceidae

Esta é uma grande família nativa do Velho Mundo. Um de seus membros foi introduzido no Brasil pelo homem.


Pardal (Passer domésticus)
15 cm
O pardal é um pássaro brasileiro naturalizado. É uma espécie nativa da Europa e do nrte da África que tem sido introduzido, pelo homem, em todos os continentes, eceto na Antártica. De todas as aves silvestres é a que, sem domesticação, melhor tem-se adapado ao ambiente urbano do homem. No Rio Grande do Sul pode se encontrado em quase todas as cidades e, devido á sua tendência natural de comer sementes, também nas áreas rurais onde há abundância e arroz ou trigo, derramado no chão de moinhos ou caminhões.
O pardal pode ser confundido com o tico-tico (Zonotrichia capensis), devido ao tamanho, porte e plumagem mais ou menos parecidos. O pardal macho tem plumagem de coloração branca no lado da garganta, ferrugem imediatamente atrás do olho e um "babador" de cor preta uniforme que o tico-tico não possui. A Fêmea do pardal é um pássaro e cor marrom cinzento monótono, sem traços distintivos na plumagem.
Os pardais são ativos e agressivos e, às vezes, encontrados em bandos numerosos. São acusados de expulsarem outros pássaros de seus habitats. Alguns peritos discordam desta crença, mas parece evidente que os pardais, ao menos, são sérios competidores de algumas outras espécies pelos recursos alimentares e locais de nidificação.


Imagem:
Fonte: BELTON, W. Aves Silvestres do Rio Grande do Sul, 3 ed. Porto Alegre, Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul, 1993. 172 p., 105 il.

Nenhum comentário: