segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

SÉRIE AVES SILVESTRES DO RS - parte V

FALCÕES
Família Falconidae
Falconidae é uma família composta por aves semelhantes aos gaviões, e existem aproximadamente 60 espécies diferentes no mundo, sendo que 10 ocorrem no Rio Grande do Sul. Assim como gaviões e águias, os falcões têm, geralmente, caudas mais compridas e asas mais compridas, estreitas e pontudas. Por isso conseguem efetuar vôos mais velozes para perseguir a presa. O falcão-peregrino (Falco peregrinus) é o representante mais conhecido da família. Sua velcidade, quando se precipita sobre a presa, é lendária, sendo verificada por um avião acompanhante como sendo de 280 km/h.


Caracará
(Polyborus plancus) - 60 cm

Esta ave pesa mais de 1 kg. É encontrada em grande parte do Estado. Os fazendeiros condenam os hábitos desta ave, que ataca as ovelhinhas recém-nascidas e, às vezes, suas mães fracas. Apesar disso, devem ser levadas em conta as vantagens indubitáveis de seu regime alimentar, o hábito de consumir serpentes, roedores e larvas, bem como animais mortes e refugos diversos. O caracará é inconfundível pelo seu tamanho, sua cara nua e avermelhada (amarela, às vezes), pelas manchas grandes e claras nas asas e no uropígio e cauda proeminente quando em vôo.


Imagens:
Fonte: BELTON, W. Aves Silvestres do Rio Grande do Sul, 3 ed. Porto Alegre, Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul, 1993. 172 p., 105 il.

Nenhum comentário: