segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

SÉRIE: AVES SILVESTRES DO RS - parte II

Hoje vou falar de uma ave bem pequena, mas de imensa beleza: Cambacica. São aves bem comuns, pelo menos para mim, visto que vira e mexe tem um ninho delas no jardim da minha casa.

Ainda estou devendo uma postagem sobre o Tigre-dente-de-sabre, solicitada pelo Reginaldo, do Gengibre. Não esqueci, so não consegui elaborar um bom material ainda... Aguardem!!!



Cambacica (Coereba flaveola)
(11 cm)


A pequena cambacica rivaliza com os beija-flores no entusiasmo pelo néctar, um de seus principais alimentos. É capaz de perfurar as flores, perto de suas bases, a fim de extrair o fluído da mesma. Alguns indivíduos dessa espécie, quando encontram um bebedouro destinado aos beija-flores, aprendem a ficar parados no ar, batendo asas, enquanto se alimentam. A cambacica habita toda a América Tropical. É facilmente identificada pelo tamanho diminuto, pela plumagem da sombrancelha branca margeada de preto, das costas e cabeça cinzenta-escuras, da garganta cinzenta-clara, e do peito, ventre e uropígio amarelos. O Rio Grande do Sul fica na margem sul da distribuição da cambacica.





Cambacica "escondida" - Foto tirada no Jd. Botânico de Porto Alegre

Fonte: BELTON, W. Aves Silvestres do Rio Grande do Sul, 3 ed. Porto Alegre, Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul, 1993. 172 p., 105 il.

Imagem: http://www.cobrap.org.br/imagens/galeria/217.jpg

5 comentários:

Anônimo disse...

Ótimo o seu blog...parabéns pelo material e pela sua disposição de disponibilizar na rede.

Cultura e Ciência do Brasil disse...

Sílvio!!!

Obrigada pela visita e pelo comentário!!!
Se tiver alguma sugestão, sinta-se à vontade, pois terei o maior prazer em atender.

bjs

Ferreira disse...

Parabéns é um trabalho de muita paciencia e carinho, encontrei seu blog em função de uma ave que quase todos os anos faz seu ninho na varanda do sitio de meu pai(Dentro de um vaso), interior de SP, e algumas vezes tive a oportunidade de ver seus filhotes ainda no ninho, tinha a curiosidade de saber seu nome, e agora sim Cambacica

Elimar de Castro Insaurriaga disse...

Parabéns pelo histórico do "cambacica", aqui no sul, Pelotas, RS, é muitíssimo parecido com o Bem-te-vi, juro que fiquei na dúvida... suas explicações e narrativas me foram muito úteis para um trabalho de pesquisa que publiquei.
Abçs Elimar de Castro Insaurriaga

Elimar de Castro Insaurriaga disse...
Este comentário foi removido pelo autor.