Dados do Mamífero:
Nome: Tigre-dentes-de-sabre
Nome Científico: Smilodon fatalis, Smilodon gracilis e o Smilodon populator
Época: Pleistoceno à 12 mil anos
Local onde viveu: América do Sul e do Norte
Tamanho: 3 metros de comprimento
Peso: 300kg
Alimentação: Carnívora
O Tigre-dentes-de-sabre ou Smilodon cujo o tamanho dos dentes caninos atingiam cerca de 20 centímetros é o mais famoso dos chamados dentes-de-sabre.
Para quem pensa que o Smilodon era um gato enorme que rugia como leões e tigres, engana-se pois ele era mais robusto que tigres, possuíam um cérebro pequeno e os músculos da mandíbula eram maiores que o dos atuais felinos. Os Tigres-dentes-de-sabre se desenvolveram para caçar animais grandes, pois ao dar uma mordida com dentes grandes, o tamanho do ferimento causado era bem maior, fazendo com que um animal grande que era muito difícil de se abater, caísse de fraqueza logo após o ataque devido a grande quantidade de sangue perdido.
Há evidências de que os Tigres-dentes-de-sabre caçassem em grupos, pois o tamanho das presas abatidas era formidável, eles eram muito semelhantes em tamanho em força com os atuais leões e tigres. Provavelmente os Dentes-de-sabre lutavam entre si por disputa de território, de liderança do grupo, de fêmeas, de comida etc.., como o fazem os grandes felinos de hoje.
Já foram descobertos mais de 2000 esqueletos de Tigres-dentes-de-sabre, a maioria no rancho La Brea, EUA e na Patagônia Argentina. Em sua época os Tigre-dentes-de-sabre estavam no topo da cadeia alimentar, mas esse "topo" era dividido com outros grandes predadores da época que com certeza competiam com o Smilodon por comida, como por exemplo os Dentes-de-sabre Homotherium e o Xenosmilus, e com o Leão Americano (Panthera atrox).
Os tigres dente-de-sabre foram extintos há cerca de 9 mil anos. Eles viveram na América do Norte e, segundo cientistas, mudanças climáticas teriam sido um dos fatores responsáveis pelo desaparecimento da espécie.
Alguns cientistas ainda defendem que a queda de um asteróide ou cometa há cerca de 13 mil anos também poderia ter colaborado para a extinção dos animais.
Alguns cientistas ainda defendem que a queda de um asteróide ou cometa há cerca de 13 mil anos também poderia ter colaborado para a extinção dos animais.
Fontes:
http://www.avph.com.br/smilodon.htm
http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2007/10/071002_dentedesabre_fp.shtml
2 comentários:
Oi gostei muito do assunto,mas tenho uma pesquisa que minha escola passou(Colégio Politec) e preciso saber o que ou o por que, que o tigre dente de sabre está extinto.Obrigada, Júlia.
Olha eu gostaria de saber qual o tempo de vida de um tigre-dente-de-sabre. Obrigada Mylly.
Postar um comentário